Publicada em 13/02/2023 às 10h08
O Crescente Vermelho da Síria recebeu a primeira carga de ajuda humanitária destinada ao país por conta do terremoto devastador de 6 de fevereiro, enviada pela Itália.
O pacote inclui ambulâncias, remédios e materiais sanitários e foi transportado em dois aviões militares C-130 até Beirute, no Líbano, onde foi repassado ao Crescente Vermelho sírio, o equivalente local à Cruz Vermelha.
Da capital libanesa, a carga humanitária foi levada a Damasco, na Síria, por via terrestre. "A primeira remessa europeia de assistências chegou à Síria proveniente da Itália, através do Crescente Vermelho", diz uma publicação no Twitter da entidade.
Em guerra há mais de 10 anos, o país árabe tem tido dificuldades para obter ajuda humanitária, uma vez que o território atingido pelo terremoto de 7.8 na escala Richter está dividido entre o regime de Bashar al-Assad e grupos rebeldes.
Damasco já fez um pedido formal de ajuda ao mecanismo da União Europeia responsável por coordenar o apoio humanitário a áreas afetadas por desastres, mas existe o temor de que o regime não repasse as remessas para as zonas dominadas pela oposição.