Publicada em 11/02/2023 às 09h03
Durante uma tentativa de desativação, uma bomba de 250 kg confeccionada durante a Segunda Guerra Mundial foi acidentalmente detonada em sua força máxima, espalhando poeira na travessia do rio em que estava disposta, em Great Yarmouth, na cidade de Norfolk, na Inglaterra.
A explosão ocorreu durante a tarde da última sexta-feira, 10, sendo classificada pela polícia local como uma "detonação não planejada". Mesmo assim, pelo fato da área ao redor ter sido evacuada previamente, ninguém ficou ferido, mesmo que os estilhaços e poeira tenham causado danos as propriedades ao redor.
De acordo com o jornal britânico The Guardian, especialistas do Exército foram convocados para realizar um corte no artefato explosivo para induzir uma queima lenta dos explosivos, ao invés de comprimí-lo para um único e grande estouro. Contudo, ainda havia o risco da detonação acidental, como ocorreu.
O tal item tinha cerca de um metro, pesava 250 kg e havia sido descoberto por um empreiteiro que trabalhava em um projeto de travessia no rio Yare. Assim que identificado e confirmado como um artefato explosivo, a polícia de Norfolk fez um cordão de isolamente de 400 metros. A cena da explosão foi inteiramente registrada por um drone, que acompanhava o redor da área que a bomba poderia atingir.