Publicada em 28/02/2023 às 14h49
Nova Mamoré – Faltam cerca de 20 meses para as eleições municipais de 2024, quando serão eleitos, ou reeleitos prefeitos e vereadores. Além da mobilização nos municípios de maior capacidade eleitoral, como Porto Velho, as lideranças políticas dos menores também estão ativas. E os institutos de pesquisa já atuam na busca de nomes em condições de concorrer à Prefeitura de Nova Mamoré. Segundo o Data Continental, o prefeito Marcélio Brasileiro (PL), seria reeleito sem dificuldades para um novo mandato com quase 50% (49,39%) na sondagem de votos contra 19,6% do Professor Claudionor (Patriota) e do advogado Welison Nunes (Avante) com 11,5%. A pesquisa estimulada apresenta um parâmetro do que poderá ser as eleições em Nova Mamoré e serve de base, para um trabalho futuro caso sejam realmente candidatos. Quem está na frente, procurar se manter e os demais buscar maior contato com o eleitor.
Jorge Teixeira – A maioria da população do município de Governador Jorge Teixeira está indignada com o aumento salarial do prefeito, vice, secretários e vereadores aprovado na última semana e, já em vigor, de cerca de 44% sobre a folha de pagamento anterior. Para um município do porte de Jorge Teixeira, que em 2021, segundo o IBGE, tinha pouco mais de 7,5 mil eleitores os salários de prefeito, vice, secretários e vereadores estão muito acima da realidade. A população atual de Jorge Teixeira está em torno de 10,5 mil habitantes, número que pouco deverá oscilar quando for apresentado o Censo de 2022, que está em fase de conclusão pelo IBGE. O projeto apresentado pelo prefeito Gilmar Tomaz (PP) foi aprovado a toque de caixa pelos “nobres pares”.
Candeias – A situação do prefeito de Candeias do Jamari, Valteir Queiroz (Patriota) não é das mais confortáveis. Sua administração é muito contestada pela maioria da população. No Distrito de Samuel a ligação rodoviária com Candeias está em boas condições de tráfego, graças a mobilização da população, de alguns vereadores e da ação do Dnit, após uma comissão visitar a autarquia. Na última semana o prefeito Valteir bateu boca com a vereadora Jucilene Morais (PRB) em uma unidade de saúde do município, devido ao atendimento deficiente e a Estação Rodoviária teve a energia cortada pela Energisa devido à falta de pagamento, interrupções que também ocorreram em mais seis pontos de energia do município, pelo mesmo motivo. É o fim da rosca...
Segurança – Há meses estamos abordando a crescente onda de violência e da criminalidade em Rondônia, seja em Porto Velho ou na maioria dos municípios do interior. As cenas de criminalidade são constantes e exigem uma ação mais efetiva com policiamento ostensivo-preventivo permanente. A Prefeitura de Ji-Paraná, por exemplo, está instalando câmaras de monitoramento em escolas do município e pasmem: as câmeras são “protegidas” por uma gaiola como se fosse uma cela de delegacia. O problema é que as câmeras não inibem os marginais e pouco importa de o furto ser filmado e gravado. O ideal seria ter equipes de plantão, para em caso de constatação pelo circuito de câmeras das ações dos bandidos a polícia ser acionada e agir imediatamente. A ação marginal tem que ser evitada e não gravada. Depois da vaca morta, como diz o gaúcho, só resta “pelear”...
Inovando – A assessoria do deputado estadual delegado Rodrigo Camargo (PRB-Ariquemes) chama a atenção de quem visita à Assembleia Legislativa (Ale). É que sua assessoria se apresenta como camisas identificadas com a frase “Posso ajudar”, inclusive com o número do telefone. E de fato a iniciativa, além de ser inédita ajuda muito a quem vai até o prédio da Ale-RO, que é grande (edifício de 13 andares e outro de 4 andares) que confunde bastante, mesmo a quem está acostumado. O grupo que assessora o Delegado Camargo contribui de forma significativa na circulação de pessoas dentro do Poder Legislativo estadual encaminhando os visitantes para os diversos setores, mais quando têm sessões ordinárias às terças-feiras e quartas-feiras. É um fato novo –e importante– que certamente ganhará novos seguidores.
Respigo
Por falta de quórum não ocorreu a reunião da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, que deveria ocorrer hoje (28), na Assembleia Legislativa. Às 15h inicia a primeira sessão ordinária da atual legislatura (11ª) que abre os trabalhos dos deputados este ano +++ O presidente da Ale-RO, Marcelo Cruz (Patriota-PVH) está em viagem de trabalho a Brasília e certamente a sessão será presidida pelo vice, Jean Oliveira (MDB-PVH). É a política estadual iniciando o ano e já se preparando para as eleições municipais (prefeitos e vereadores) de outubro do próximo ano +++ A Comissão de Segurança Pública da Ale-RO presidida pelo delegado Lucas Torres (PP-Cujubim) e tendo como vice o delegado Rodrigo Camargo (PRB-Ariquemes) já foi batizada por um dos seus membros. A comissão permanente está sendo chamada pelo sugestivo nome de “Bancada da Bala”.