Publicada em 06/02/2023 às 08h34
Pelo menos 284 pessoas morreram e 2.320 ficaram feridas no terremoto de magnitude 7,8 que atingiu a Turquia nesta segunda-feira (6), de acordo com o último balanço divulgado pelo vice-presidente turco, Fuat Oktay. Na vizinha Síria, também atingida, o número de mortes já ultrapassa 300. A União Europeia enviou equipes de resgate para a Turquia.
Mais de mil prédios desabaram completamente, o que sugere um número mais grave de mortos e feridos, disse o vice-presidente. Por questões de segurança, o gás foi cortado em toda a área, devido a tremores secundários e temores de explosões.
Segundo Oktay, pelo menos três dos aeroportos da área afetada – Hatay, Maras e Gaziantep – foram fechados ao tráfego. Os motivos não foram especificados, mas essas três cidades estão entre as mais atingidas.
Além disso, a neve e as tempestades que atingiram a região impediram o tráfego em outros aeroportos, incluindo o de Diyarbakir.
Segundo dados do vice-presidente, houve 70 mortos, 200 feridos e 300 prédios desabados em Maras, centro-leste do país, na Anatólia.
Em Gaziantep, perto da fronteira com a Síria, o saldo é de 80 mortos, 600 feridos e quase 600 prédios desabados.