Publicada em 16/02/2023 às 10h14
Em seu discurso durante abertura da 11ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizado na manhã desta quarta-feira (15), o deputado Ismael Crispin (PSB), reeleito para seu segundo mandato, fez questão de ressaltar a importância do ser humano e a função social do parlamento rondoniense.
“É uma alegria poder voltar à tribuna desta casa, em um novo mandato. A Assembleia Legislativa de Rondônia é uma casa que sempre é permeada por grandes debates, e eu tive a alegria de, na legislatura que terminou, por aqui passar, sem me furtar de estar inserido nos grandes debates do estado de Rondônia, sem correr, sem ser covarde. Colocando a minha posição, sempre buscando meu espaço e sempre respeitando e entendo que começamos uma caminhada”, disse.
O deputado aproveitou para dar boas-vindas aos colegas que chegaram para o primeiro mandato e também agradeceu a todos que estiveram na 10ª legislatura. “Agradeço aqueles que estiveram conosco no mandato que terminou, que souberam nos entender, porque daqui para frente, grandes debates vão chegar a esta casa, debates que irão girar em torno do ser humano, pois o nosso mandato se concentra nisso, na busca pela melhoria de vida do rondonienses, e é esse o personagem que nós colocamos como prioridade do nosso mandato”, ressaltou.
Segundo Ismael, daqui há alguns dias a casa iniciará grandes debates e todos precisam ser debatidos com muita responsabilidade. “Logo estaremos discutindo temas relacionados à saúde e como eu disse na nossa posse, precisamos fazer mais, precisamos olhar para frente. A saúde em Rondônia, assim como no Brasil, está com grandes dificuldades, mas não podemos deixar de enfrentar um tema tão sensível. São homens e mulheres na fila esperando um atendimento, são homens e mulheres que às vezes se socorrem ao Poder Judiciário para poder ter um atendimento e essa casa tem a competência para ajudar o governo do estado a construir alternativas, vamos fazer isso”, afirmou.
O parlamentar destacou também o meio ambiente e a educação. Outro ponto ressaltado por ele, foi a questão ambiental e a necessidade de retomar os debates sobre o zoneamento socioecológico. “Precisamos retomar os debates sobre o zoneamento socioecológico, considerando sua importância para o progresso de Rondônia. Já tivemos diversos debates, mas não logramos êxito e agora é o momento da nova legislatura ser um pouco mais rigorosa. São temas que precisamos enfrentar, assim como a educação. Estamos iniciando um ano letivo e há municípios com dificuldades. escolas sem professores, e nós temos a missão de fazer esse enfrentamento, ajudar o Estado a dar dias melhores para os rondonienses”, pontuou.
Por fim Ismael ressaltou que o parlamento tem “a responsabilidade de cuidar do ser humano, de não se furtar, de fazer a discussões à altura, de ser independente, de ser harmônico, de reconhecer o poder que a máquina tem e entender que eu, enquanto parlamentar, posso dar a minha contribuição de forma legítima, de forma legal, com aquilo que a mim foi atribuído, através dos meus eleitores, que foram nas urnas lá no mês de outubro. Eles precisam ter o reconhecimento que merecem e desta forma estaremos participando de todos os embates, de todos os enfrentamentos, sem nenhum passo atrás, sempre seguindo adiante e assim que seguiremos esse mandato e para isto eu conto com o apoio e parceria de todos”, finalizou.