Publicada em 07/02/2023 às 16h02
A LaLiga, organizadora do Campeonato Espanhol, apresentou uma denúncia junto ao Juizado de Instrução de Palma de Mallorca contra os insultos racistas da torcida do Mallorca dirigidos a Vinícius Junior, do Real Madrid, no jogo do último domingo.
Esta é a sexta denúncia feita pela LaLiga por causa de cânticos e insultos racistas contra o atacante brasileiro, mas três delas já foram arquivadas, em Barcelona, Madri e Mallorca. As outras duas denúncias seguem em tramitação em Valladolid e Madri.
Nesta terça, o clube presidido por Ronaldo Fenômeno divulgou uma nota na qual diz que identificou alguns sócios responsáveis pelos insultos contra Vini Jr. e vai adotar as "medidas cautelares cabíveis".
O número de denúncias confirma que os insultos racistas contra Vinícius Junior se tornaram um hábito no futebol espanhol. No início do mês, torcedores do Atlético de Madrid enforcaram em um viaduto da capital espanhola um boneco com a camisa 20 usada por Vinícius Junior, no dia do clássico entre os rivais madrilenhos.
No caso mais recente, a liga espanhola analisou imagens e áudios captados na arquibancada do estádio de Son Moix, em Mallorca, para basear a denúncia.