Publicada em 06/02/2023 às 13h14
“Ampliando o olhar e promovendo o cuidado” foi tema do 1º Seminário de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que aconteceu nesta segunda-feira (6/2) no auditório do Ministério Público de Rondônia, em Porto Velho. O evento favoreceu o debate através de palestras e mesas redondas sobre a maternidade precoce, um grave problema de saúde pública, que afeta principalmente crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 19 anos, gerando impactos à saúde física e emocional dessas meninas.
Durante o seminário, o Promotor de Justiça da Infância e Juventude do MP de Rondônia, Marcos Valério Tessila de Melo participou da mesa redonda “O papel dos serviços públicos frente à gravidez acarretada pela violência sexual contra a criança e o adolescente” abordando o tema junto com a coordenadora da Rede de Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e adolescentes, Marina Falcão; a conselheira tutelar do IV CT de Porto Velho, Francisca Oliveira, e a assistente social da Maternidade Municipal Mãe Esperança, Karígina Suely Gomes.
Em sua fala, o integrante do MPRO pontuou o comportamento histórico da gravidez na adolescência, e lembrou da importância que cada gestor têm no papel de combate e prevenção ao fenômeno: “Cada um, atuando em sua área, precisa, além de orientar, tornar o tema visível e acessível. A união de ações de todas as frentes são as melhores alternativas para convergir na resolução dessa problemática”, disse.
O Promotor de Justiça Marcos Tessila destacou ainda como papel essencial de todos os atores envolvidos a função de acolher, oferecer uma escuta especializada e todo suporte necessário às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. “Em todas as etapas do processo, seja na prevenção, proteção ou na responsabilização, essas crianças e adolescentes precisam estar amparadas”.
O evento, de iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, compõe a programação da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, e traz luz a outros debates como “A gravidez na adolescência como desafio para redução da mortalidade materna”, “Cuidando do adolescer na saúde pública do município de Porto Velho” e “Um olhar sobre a paternidade na adolescência".