Publicada em 07/02/2023 às 14h24
Prefeituráveis – Um dos assuntos predominantes na desde o início da semana é relacionado as eleições a prefeito de Porto Velho em outubro do próximo ano. Os ex-deputado federais Léo Moraes (Podemos) e Mariana Carvalho (PRB) já foram citados. Hoje estão na relação de nomes para concorrer à sucessão estadual na capital o ex-deputado federal e ex-prefeito, Mauro Nazif, presidente regional do PSD e Carlos Magno, secretário da Agricultura (Seagri) de Porto Velho e ex-deputado (federal e estadual), ex-prefeito de Ouro Preto do Oeste e ex-chefe da Casa Civil do governo do Estado. Mauro já foi vereador na capital, prefeito, deputado estadual e não conseguiu se reeleger à Câmara Federal em outubro último. É nome de ponta para concorrer à chefia do Poder Executivo de Porto Velho, onde sempre foi muito bem votado. O presidente da câmara de vereadores, Márcio Pacele, legislador dos mais atuantes é do PSB, o que também influenciará muito no processo eleitoral do próximo ano.
Prefeituráveis II – Nas eleições gerais de outubro Magno estava filiado ao Podemos. A intenção era concorrer a deputado estadual, mas acabou sendo ignorado pelo partido e ficou fora na disputa de cargos em 2022. Foi convidado e aceitou trabalhar na campanha eleitoral em favor de Marcos Rocha, presidente regional do União Brasil (UB), que se reelegeu governador no segundo turno. Nome expressivo na política regional, Magno foi convidado pelo prefeito de Porto Velho, que está no segundo mandato, Hildon Chaves, que se filiou ao UB pouco antes das eleições gerais de 2022, a assumir a Seagri. Aceitou e está entre os nomes com plenas condições de sucesso nas eleições municipais do próximo ano, caso seja o candidato de Chaves e Rocha, para disputar a prefeitura da capital em 2024.
Itinerantes – Excelente a decisão do vereador e presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, Márcio Pacele (PSB) que, através de resolução libera a realização de Sessões Itinerantes do legislativo municipal. Segundo Pacele, as itinerantes que serão realizadas nos bairros e distritos, possibilitarão amplo atendimento às reais necessidades da população. A meta é promover sessões itinerantes nos bairros e distritos da capital oferecendo à população condições de conhecer como funciona a câmara de vereadores e oportunidade para a população acompanhar as discussões e votações das demandas de cada região. “É uma forma de também aproximar a população do Poder Público”, argumentou Pacele. As itinerantes ”serão uma das marcas da nossa gestão”, complementou o presidente.
Deputados –No próximo dia 15 os deputados da nova legislatura (11ª) iniciada no primeiro dia deste mês de fevereiro com a posse e composição das Mesas Diretoras para o primeiro e segundo biênios realização a primeira sessão ordinária. Normalmente a primeira ordinária da semana ocorre na parte da tarde, mas a da próxima terça-feira será pela manhã e terá o comando do presidente-eleito na solenidade de posse, Marcelo Cruz (Patriota). O período legislativo anual, segundo o regimento interno ocorre em duas etapas. A primeira de 15 de fevereiro a 30 de junho e de 1º de agosto de 15 de dezembro. Julho é o mês de recesso parlamentar e só ocorrem sessões caso sejam convocadas extraordinárias, o mesmo ocorrendo de 15 de dezembro a 15 de fevereiro. As reuniões das comissões permanentes, que são preparatórias para as sessões plenárias também terão início na próxima semana.
Sinalização – Após muitas reclamações o Dnit colocou uma placa orientando motoristas de veículos pesados na BR 319, no trecho entre a ponte sobre o rio Madeira e a rotatória do Assaí Atacadista em Porto Velho. Quem vem do porto para acessar a BR 364, uns 50 metros antes da rotatória tem uma entrada a direita, que evita o engarrafamento e desvia o tráfego pesado fluindo o trânsito para quem vai em frente na Avenida Imigrantes e aeroporto pela avenida Jorge Teixeira. Ocorre que colocaram somente uma placa, de difícil visualização e antes da entrada em diagonal, que acaba confundindo o motorista que acaba entrando em uma rua antes. É o fim da rosca...
Respigo
A deputada estadual Cláudia de jesus, única parlamentar do PT eleita em outubro último foi eleita para o cargo de presidente de uma das Comissões Permanentes da Casa de Leis. Cláudia, que já foi vereadora em Ji-Paraná ocupa a presidência da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, uma das mais importantes da Casa do Povo +++ A realização de sessões itinerantes pela câmara de vereadores de Porto Velho, que ocorrerá em breve poderia também ser reativada na Assembleia Legislativa (Ale), pioneira em sessões do gênero desde 2002, quando presidente o ex-deputado Natanael Silva (PP). As sessões no interior do Estado eram fundamentais para o povo interiorano, que tinha oportunidade de conhecer o funcionamento de um Parlamento Estadual ao vivo +++ E também solução para muitos problemas regionais, pois as pautas focavam as necessidades de cada município. As itinerantes são uma forma de o eleitor manter contato direto com os deputados, que são os representantes políticos do povo.