Publicada em 02/02/2023 às 13h22
Na última semana, o prefeito de Vilhena, Delegado Flori (Podemos), visitou o espaço que será o Hospital Cooperar, obra realizada pela Associação Cooperar, através da cooperativa Sicoob Credisul. Com previsão de entrega da unidade para os próximos meses, a Prefeitura de Vilhena visa um acordo com a instituição e buscará recursos junto ao Ministério da Saúde, para a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), e destinar parte do atendimento da unidade à população de forma gratuita.
O Hospital Cooperar é um projeto custeado através de recursos do fundo social das agências do Sicoob Credisul do Cone Sul de Rondônia e do norte do Mato Grosso, que visa atender o interesse da comunidade através do cooperativismo. A previsão que a obra seja entregue ainda este ano e que a Unimed seja a responsável por equipar e gerenciar o hospital.
O prefeito de Vilhena esteve nas obras do Hospital Cooperar com o diretor executivo do Sicoob de Vilhena, Vilmar Saúgo, e aponta que a unidade tem espaço para colaborar com a população de forma gratuita.
“Esta é uma importante medida que o Sicoob traz para Vilhena, mais uma opção de saúde para a comunidade, porém, visamos algo ainda maior, que os moradores de baixa renda também possam utilizar a unidade. Para isso, estamos visando um acordo com o Ministério da Saúde para a implantação do SUS neste hospital. Assim, o Hospital Regional de Vilhena seria desafogado, e a população teria mais uma opção de atendimento”, destaca Flori.
O secretário municipal de Saúde, Richael Costa, aponta que o processo é viável e pode ser implantado. “Apesar da unidade ser de origem privada, existe a possibilidade de firmarmos um acordo com o Governo Federal, onde parte dos atendimentos serão voltados para a comunidade e custeados pelo Governo. A iniciativa partiu do prefeito Flori, e em estudo com a equipe da Saúde, objetivamos que será de grande ajuda para colaborar com as Unidades Básicas de Saúde, quanto mais opções tivermos, melhor ", destaca o secretário.
O Hospital Cooperar terá 9,5 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 27 mil metros quadrados e contará com atendimento de unidades médicas de pequeno e grande porte. Nesta primeira etapa, o Sicoob destinará o prédio para que a Unimed faça a instalação dos materiais mobiliários e dos equipamentos.
Mais informações sobre a Saúde de Vilhena podem ser obtidas através do telefone da secretaria, pelo número (69) 3322-2945.