Publicada em 25/02/2023 às 08h29
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri), em parceria com a Emater-RO, realizou, na quinta-feira (23), a cerimônia de entrega de ácidos húmico e fúlvico na Terra Indígena Igarapé Lourdes, na Aldeia Arara Iterap, na Linha 128. Mais de 30 produtores indígenas participaram do encontro e foram capacitados no local.
Cerca de 300 quilos dos fertilizantes foram entregues na TI que fica há 65 quilômetros de distância de Ji-Paraná. Aproximadamente, 70 famílias moram na região que engloba dois povos, Arara e Gavião, com um total de 185 mil hectares.
A Semagri, durante a gestão do Prefeito Isaú Fonseca (União Brasil), já entregou mais de oito toneladas de ácido húmico para os produtores rurais. Em 2022, em média, 10 mil pessoas foram beneficiadas pelas ações realizadas.
“É a primeira de muitas ações que pretendemos realizar neste ano. O prefeito tem esse olhar de andar junto, participar e trazer o que estamos usando de melhor lá fora para dentro das aldeias. Assim, fomentamos a agricultura familiar nas terras indígenas.”, afirmou Adam Alcântara, secretário da Semagri.
Durante o encontro, técnicos da Emater-RO realizaram uma capacitação com os membros da aldeia para o uso correto do mineral na produção, orientando sobre as substâncias e exemplificando erros e acertos. “O ácido estimula o enraizamento das plantas, contribui para uma agricultura mais equilibrada e, consequentemente, fazendo tudo da maneira correta, eles terão grandes resultados para consumo e venda.”, afirmou o diretor técnico da autarquia, Raphael Cidade.
O vereador Wanderson Bença (PSB) também participou do dia de campo e reafirmou o apoio aos moradores da Terra Indígena Lourdes. “Várias vezes, viemos aqui e podemos ver o que eles plantam e, hoje, com esses fertilizantes é um grande passo para que consigam vender os produtos de qualidade. Parabéns, ao nosso prefeito. Assim, quem ganha somos nós.”
Essa é a primeira entrega de produtos em 2023. Na próxima semana, a Emater-RO em parceria com a Semagri deve entregar também mudas de café para o cultivo. Na TI Igarapé Lourdes, eles investem na produção de milho, banana, castanha-do-brasil e batata doce.
“É a primeira vez que estamos recebendo esse apoio, nós agradecemos muito e queremos continuar produzindo cada dia mais. A partir de agora, vamos impulsionar a comercialização dos nossos produtos”, afirmou o cacique, Firmino Arara.