Publicada em 22/02/2023 às 12h09
Ji-Paraná – Pesquisa da revista “Exame”, publicada recentemente classifica Ji-Paraná em nono lugar no ranking de cidades brasileiras com o “menor custo de vida quando comparadas a qualquer cidade da América Latina”. O estudo inédito é da plataforma Quinto Andar. Começando nosso ranking das 9 cidades mais baratas para se morar no Brasil, em último lugar temos Ji-Paraná. Essa é a segunda maior cidade do estado de Rondônia, com cerca de 130 mil habitantes. Além de Ji-Paraná temos em 8º Imperatriz do Maranhão (MA), 7º Viçosa (MG), 6º Teixeira de Freitas (BA), 5º Novo Hamburgo (RS), 4º Uberaba (MG), 3º Mossoró (RN), 2º Anápolis (GO) e em 1º Guaratinguetá (SP).
Ji-Paraná II – O segundo maior e mais importante município de Rondônia, política, econômica e socialmente deverá ter eleições a prefeito em outubro do próximo ano (faltam 20 meses) das mais concorridas. Estão na relação nomes como o ex-prefeito Jesualdo Pires (PSB), ex-secretário de Estado João Durval (PP), ex-deputado federal Anselmo de Jesus (PT) e o atual prefeito, Isaú Fonseca (MDB), que deverá buscar a reeleição. O ex vice-governador e ex-deputado estadual, Airton Gurgacz (PDT) também não pode ficar fora de uma lista de prefeituráveis de Ji-Paraná. Airton não conseguiu se reeleger deputado estadual nas eleições de 2022 e, mesmo não tendo se posicionado sobre a possibilidade de uma candidatura a prefeito é um nome a ser considerado. O seu sobrinho, ex-senador Acir Gurgacz, presidente regional do PDT, que já foi prefeito, também é sempre citado, mas deverá esperar para concorrer ao governo do Estado em 2026, que sempre foi o seu objetivo maior na política regional. Quem viver verá...
Porto Velho – O problema de trânsito é maior e mais grave na maior cidade do Estado, a capital, Porto Velho, onde parada de ônibus, estacionamento regulamentado (hospitais, farmácias, etc.), filas duplas, triplas são práticas comuns de maus motoristas e motoqueiros quase sempre com a conivência dos Agentes de Trânsito, a maioria incompetente, que se preocupa somente em multar e não em organizar, orientar, disciplinar e, se for o caso, também multar e apreender. A Lei de Trânsito tem que ser aplicada na sua essência, não é necessário alertar. É muita complacência para quem não tem responsabilidade. Caso os irresponsáveis fossem punidos por estacionamento e ultrapassagens irregulares, excesso de velocidade, desrespeito à sinalização, dentre outros abusos, certamente o trânsito da capital seria mais seguro.
Congresso – A maior festa popular do Brasil, o Carnaval acabou e estamos iniciando hoje (22) o período de 40 dias de quaresma com a Quarta-Feira de Cinzas. E com informações nada animadoras para o sofrido, porém teimoso povo brasileiro. Segundo notícia da “Folha de S. Paulo”, que já foi referência no jornalismo, 27 senadores e 513 deputados federais reeleitos e eleitos em outubro último, mesmo quem teve mandatos encerrados em 31 de fevereiro receberam ou vão receber R$ 39,3 mil brutos a título de ajuda de custo para mudarem de suas cidades de origem à Brasília, ou vice-versa. Segundo a FSP, cinco senadores e cerca de 280 deputados federais também receberam ou irão receber duas cotas da verba-mudança (?. Uma é referente ao fim da legislatura passada e outra pelo início da atual somando R$ 78.6 mil de recursos financeiros extras. Também recebe a grana mesmo quem resida em Brasília. Constam da lista figuras conhecidas na política nacional, como Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Artur Lira (PP-AL) e Zeca Dirceu (PT-PR). De Gaulle tinha razão, “o Brasil não é um País sério”.
Deputados – A maioria dos deputados estaduais reeleitos e eleitos em outubro último e que assumira no dia 10 deste mês um novo mandato está com as equipes incompletas. E a paralisação dos serviços públicos nesta semana, devido ao Carnaval contribuiu para ampliar o problema, que também acontece em todos os setores da Assembleia Legislativa (Ale), presidida pelo deputado Marcelo Cruz (Patriota-PVH). Como o mês é curto (28 dias), o setor administrativo da Casa do Povo terá muito trabalho de amanhã (23) até a próxima terça-feira (28) quando serão reiniciados os trabalhos nas comissões permanentes e sessões ordinárias, além de os parlamentares estarem com as equipes formatadas, pois na quarta-feira (1º) já estaremos em março.
Respigo
Boa parte do comércio esteve fechada durante a amanhã e hoje (22) em Porto Velho. Após às 12h a movimentação aumentou na cidade, mas os órgãos públicos (federal, estadual e municipal) só retomam à normalidade na quinta-feira (23) +++ Muita bronca da maior torcida do Brasil, a do Flamengo com o treinador português Vitor Pereira, após o time perder (1x0) para o Independientes Del Valle na noite de ontem (21) pela decisão da Recopa Sul-Americana em Guayaquil, no Equador. E realmente o Flamengo apresentou um futebol bem abaixo da média da capacidade do time +++ Ganhar ou perder faz parte do jogo, mas o Flamengo, de Vitor Pereira realmente não fez por merecer um resultado melhor. Um time que em passado recente finalizava em quase todos os momentos que estava com a bola, e que não soube aproveitar a melhor qualidade técnica, terá dificuldades para o segundo jogo no Maracanã, na próxima terça-feira (28) +++ No mandato anterior o governador Marcos Rocha (UB), reeleito em outubro último sempre foi muito “Caxias” em decretar ponto facultativo. Mas esta semana foi “bonzinho” e decretou ponto facultativo hoje (22), Quarta-Feira de Cinzas.