Publicada em 29/03/2023 às 14h14
Bianco – Uma das mais importantes personagens políticas de Rondônia, José Bianco, esteve na terça-feira (28) na Assembleia Legislativa (Ale). Bianco foi o primeiro presidente da Ale-RO, promulgou a primeira Constituição do Estado e tem um currículo político invejável. E transparente. Bianco também foi vereador e prefeito em três mandatos de Ji-Paraná, deputado estadual, governador do Estado e senador da República. O recolhimento do ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias), na barreira, na divisa do Estado garante, até hoje a força financeira de Rondônia, que desde o seu mandato (janeiro de 1999 a dezembro de 2002) nunca mais atrasou pagamento aos servidores públicos e a fornecedores. Bianco esteve no gabinete do deputado Laerte Gomes (PSD), de Ji-Paraná e manteve contato com servidores e parlamentares.
Prefeito – Político experiente, com passagens pela Câmara Municipal de Porto Velho (três mandatos), inclusive como presidente do legislativo municipal, o deputado estadual Alan Queiroz (Podemos), assumiu na vaga de Adailton Fúria (PSD), que se elegeu prefeito e renunciou ao mandato no legislativo estadual para assumir a Prefeitura de Cacoal a partir de janeiro de 2021. Alan era o primeiro suplente e assumiu o cargo em dezembro de 2020. Na campanha à reeleição em 2022 sofreu um acidente automobilístico e nas últimas semanas ficou dependente das redes sociais. Mesmo assim somou mais de 10.500 votos, garantiu mais um mandato e é o líder do governo na Ale desde novembro último. Em Porto Velho, comenta-se nos bastidores, que Alan Queiroz deverá concorrer à sucessão municipal nas eleições de outubro do próximo ano, quando serão eleitos os novos prefeitos e vereadores. Quem viver verá...
Exemplo – Na sessão ordinária da tarde de terça-feira (29) a deputada Taíssa Sousa (PSC/Guajará-Mirim) utilizou a tribuna e fez um resumo dos primeiros 55 dias de sua atuação como parlamentar. Segundo a deputada, isso será uma prática permanente no seu mandato e deixou uma frase, que deve –ou deveria– servir de exemplo a todo detentor de mandato político: “estou prestando contas dos primeiros dois meses de mandato, porque sou advogada, a minha profissão. Eu estou deputada”. A Dra. Taíssa, seu nome parlamentar, realmente está correta, pois o mandato é um período delegado pelo eleitor, com a utilização do voto direto e livre. Não é uma profissão.
Conferência – Na quinta-feira (30) será realizado encontro da Associação do Parlamento Amazônico, formado por um grupo da Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), na Assembleia Legislativa (Ale) em Porto Velho. O objetivo é promover debate e propostas visando a melhoria e o desenvolvimento da Amazônia. O presidente da Ale, Marcelo Cruz (Patriota-PVH) reunirá a imprensa em coletiva no Salão Nobre, às 9h30, antes de a abertura do encontro com a participação de Edna Auzier-presidente do Parlamento Amazônico e deputada do Amapá. As Assembleias Legislativas de Rondônia, Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Mato Grosso, Pará, Tocantins e Maranhão formam o Parlamento Amazônico.
RRS – A maior feira-exposição do gênero do Norte do País, a Rondônia Rural Show (RRS), ocorrerá de 22 a 27 de maio em Ji-Paraná, no Centro Tecnológico Vandeci Rach. A expectativa é da participação de 630 expositores de Rondônia e de outros Estados, e visitação de cerca de 230 mil pessoas durantes os seis dias do evento. O tema da RRS este ano é “Tecnologias Sustentáveis” e tem o apoio da Prefeitura de Ji-Paraná ao evento do governo do Estado. Segundo o titular da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri), Adam Alcântara, “a Rondônia Rural Show é uma vitrine de construção pessoal para cada um que passa aqui, seja expositores ou visitantes. A Semagri trabalha buscando as oportunidades para implementar no município de Ji-Paraná”. A rede elétrica do local foi ampliada assim como o pavilhão de bovinocultura e as principais ruas receberam pavimentação asfáltica.
Respigo
O senador Jaime Bagattoli (PL-RO) é o novo presidente do seu partido em Rondônia. O PL era presidido pelo senador-licenciado, Marcos Rogério +++ O período para recadastramento de armas de fogo foi ampliado pelo governo federal. O prazo era até a próxima segunda-feira (3), agora foi prorrogado para 3 de maio +++ Vereadores de vários municípios que visitam os deputados na Ale-RO questionam o motivo da paralisação das Assembleias Itinerantes, que muito sucesso fez onde o evento ocorria. De fato, as itinerantes dos deputados promoviam uma mobilização intensa nos municípios, pois os moradores tinham a oportunidade de conhecer pessoalmente os deputados estaduais +++ E assistiam “in loco” as sessões plenárias com todo o ritual que o Regimento Interno de um Parlamento Estadual exige. Além de os deputados deliberarem sobre assuntos relacionados às regiões +++ A Escola do Legislativo, que é mantida pela Ale-RO também era fundamental, pois uma semana antes já oferecia cursos inclusive aos servidores públicos (federal, estadual e municipal). As vagas excedentes eram disponibilizadas para o público.