Publicada em 30/03/2023 às 16h42
A Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia – Caerd está executando o projeto para instalação da Estação de Tratamento de Água – ETA que fará a distribuição de água durante a 10ª edição da Rondônia Rural Show Internacional.
Segundo o presidente da companhia, Cleverson Brancalhão, desde o mês de janeiro, a diretoria executiva da Caerd, iniciou o levantamento dos aparelhos, equipamentos, tubos e produtos químicos que serão necessários para a instalação da ETA, no Parque Vandeci Rack em Jí-Paraná.
A equipe da Diretoria Técnica Operacional – DTO está trabalhando na execução do projeto, para instalar a ETA no local. “A estação de tratamento terá capacidade de produção de 15 m³/h de água, ou seja, serão produzidos 360 mil litros de água por dia, para atender aproximadamente 400 mil pessoas”, explicou o diretor da DTO, Lauro Fernandes.
O governador Marcos Rocha destaca que nas edições anteriores da feira, o abastecimento de água era feito por meio de caminhão pipa e nesta edição a Caerd vai executar as atividades de captação, tratamento e abastecimento do reservatório central, que distribuirá água potável em toda estrutura da Rondônia Rural Show.
O presidente da Caerd se reuniu com o secretário de Agricultura – Seagri, Luiz Paulo e o coordenador geral da feira, Janderson Dalazen, para o reconhecimento da área destinada para as instalações da ETA.
De acordo com a engenheira ambiental da Caerd, Mônica Chagas, para instalar a ETA, a Caerd contará com a parceria do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes de Rondônia – DER no nivelamento do terreno e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental – Sedam, a qual é responsável pela liberação de outorga para captação de água no manancial.
Profissionais capacitados, como operadores de ETA e engenheiro químico, estarão na feira para garantir o bom funcionamento do sistema. “Todas as etapas de tratamento da água serão feitas in loco durante a Rondônia Rural Show. Os operadores de ETA vão realizar os procedimentos de tratamento da água bruta e o engenheiro químico fará a análise do recurso hídrico produzido pela estação, antes de ser distribuído aos reservatórios dos órgãos e entidades que confirmaram presença na feira”, afirmou Brancalhão.
Fotos: Mário Roberto e Klayson-Furtado