Publicada em 28/03/2023 às 14h08
Prefeitura – Em outubro do próximo ano teremos as eleições municipais (prefeitos e vereadores) e os bastidores da política estão movimentados. A Frente Progressista, segundo o colunista Roberto Kupê, do site Mais Rondônia esteve reunida na última semana visando a sucessão municipal na capital. O encontro foi na sede do Partido Verde, em Porto Velho, e contou com representantes do PSB, Psol, PT e REDE. A meta é construir uma Frente Popular para disputar a prefeitura em 2024. O PCdoB, da Federação Brasil Esperança com o PT e PV justificou a ausência em razão de problemas e saúde dos dirigentes, mas certamente estará compondo a Frente Popular. Também é esperada a integração do PDT e Solidariedade, que formatam uma federação partidária com o PSB.
Futuro – Uma casa do futuro foi construída em Campo Grande (MS) numa parceria entre o espanhol Eugen Fudulu, o brasileiro Kleber Karru e um laboratório europeu. O projeto é brasileiro e a casa é construída em apenas seis dias utilizando 4 pessoas e custa 25% mais barato que uma casa comum. A casa é 100% baseada em nanotecnologia. As paredes possuem isolamento térmico e acústico, com espuma e fios de vidro por dentro e por fora garantindo uma temperatura interna amena, esteja frio ou calor. O material resiste a fogo, água e cupim, o morador pode escolher o acabamento e resistente a ventos de até 300 km/hora e tremores de terra de até 9 graus na escala Richter. E as vantagens são mais abrangentes, porque a casa tem purificador que filtra a água antes de ela chegar as torneiras e tem estrutura para teto solar e aparelho antibactérias.
Parceria – A meta dos idealizadores da casa é fechar parceria com o governo do Estado do Mato Grosso do Sul. A equipe do governo do Estado de Rondônia, de outros estados, e das prefeituras deveriam checar a novidade e construir conjuntos habitacionais com a nova tecnologia para atender famílias de baixa renda com uma casa simples, mas segura e dotada de tecnologia de ponta. Além de todas as vantagens citadas, caso de opção pelas novas moradias seria acelerada a construção de conjuntos habitacionais atendendo a enorme demanda de residências para famílias carentes no Estado. O processo de construção também é fundamental, pois, somente 4 pessoas conseguem construir a casa em seis dias. Tudo ficaria mais fácil, simples, e o poder público, principalmente, poderia resolver a maior parte da população, que não tem uma casa para morar.
Sangue – Medida necessária e das mais oportunas a da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) de realizar coletas itinerantes para poder atender as demandas de cada região com estoque e níveis de sangue necessários. Está programada ação itinerante para Guajará-Mirim nos dias 31 de março e 1º de abril. O sangue coletado nas ações itinerantes atende as inúmeras necessidades da rede hospitalar como transfusões em pacientes com covid-19 grave, cirurgias, acidentados, vítimas de arma de fogo, esfaqueados, dentre outros. Estão impedidos de doar sangue pessoas que já tiveram doença de chagas, hepatite, após os 11 anos de idade; ter sido exposto à situação ou comportamento que levem a risco, acrescido para infecções sexualmente transmissíveis. Pessoas com mais de 70 anos também estão impedidas de doarem. A coleta será realizada na sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental Capitão Godoy, na Avenida Cândido Rondon, 1379, bairro Serraria. Os atendimentos serão na sexta-feira (31), das 8h às 18h, e no sábado (1°), das 8h às 17h.
50 anos - O vereador de Porto Velho, Everaldo Fogaça (PRB) reuniu amigos no recinto Sapucaia, na capital, no último domingo (26), para comemorar seus 50 anos de idade. Muitos amigos, desde a época de Cacoal, onde ele tinha uma banca de jornal e revistas e era o distribuidor do “Diário da Amazônia”, no início da década de 90 estiveram entre os convidados. Posteriormente Fogaça mudou-se para Porto Velho, criou e edita até hoje, o antes impresso, hoje eletrônico, jornal “O Observador”, onde também passamos por lá com a coluna “Objetiva”, durante vários anos. Fogaça concorreu a deputado estadual em 2022, foi muito bem votado (5.130 votos) mas ficou na segunda suplência do seu partido. Não conseguiu se reeleger deputado estadual, mas já trabalha a sua reeleição para as eleições municipais de outubro do próximo ano.
Respigo
Uma das pessoas mais queridas e conhecidas de Porto Velho, a Bailarina da Praça, que está sempre promovendo ações comunitárias em datas festivas organiza a Páscoa Comunitária. No domingo de Páscoa (9 de abril) ela estará reunindo crianças de famílias carentes na Praça Marechal Rondon e distribuirá os ovos que conseguir arrecadar a partir das 17h +++ Quem puder deve colaborar para a iniciativa. O pix é 69 99240.3025 +++ Numa roda de amigos, todos “entendidos” de política o assunto predominante era sobre quem será o futuro prefeito de Porto Velho. Os ex-deputados federais Mariana Carvalho (PRB), Léo Moraes (Podemos) e Mauro Nazif (PSB), a ex-senadora Fátima Cleide (PT), presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Marcelo Cruz Patriota). Também foram citados a secretária de Ação Social do Estado, primeira dama, Luana Rocha e o advogado e professor universitário, Vinícius Miguel lideram a extensa lista de prováveis candidatos à sucessão municipal na capital.