Publicada em 24/03/2023 às 08h20
Durante cerca de 3 horas o deputado Alex Redano (Republicanos) comandou reunião com colegas parlamentares, lideranças políticas, empresários e produtores rurais de Alto Paraíso, representantes do DER-RO, lideranças regionais, para discutir a conclusão da ponte sobre o rio Jamari, na RO 459, que está paralisada. A travessia está sendo feita pela balsa, e também enfrentou problemas, devido ao elevado volume de água, em razão das chuvas, mas o governo do Estado se prontificou a bancar a travessia.
A ponte que foi levada pela força das águas em 2019, até hoje não foi reconstruída. Estão prontos somente os pilares. Como Alto Paraíso ficou com a ligação rodoviária prejudicada, problema que se agravou esta semana, quando a balsa também deixou de operar por motivos de segurança, devido à força das águas, o deputado Redano promoveu reunião no Plenarinho II da ALE/RO, que esteve das mais prestigiadas.
Ao abrir a reunião, Redano disse que um dos problemas estava solucionado, porque o governador Marcos Rocha (UB), anunciou que o governo do Estado, até a conclusão da ponte, com previsão para dezembro deste ano, “arcará com as despesas de travessia na balsa”. O deputado Redano agradeceu a Rocha e argumentou que foi uma “vitória dos parlamentares do Vale do Jamari e da população de Alto Paraíso”.
O delegado Rodrigo Camargo (Republicanos) cobrou da empresa informações técnicas sobre a obra, inclusive a prorrogação do prazo para conclusão, que também não foi cumprido, pois a ponte está inacabada. Inclusive apresentou foto no telão com a concretagem sendo feita de carriola.
O deputado Pedro Fernandes (PTB) cobrou solução para o problema. “Não entendo de processos técnicos e o povo precisa de explicações. Nossa luta é para que a obra seja finalizada”.
Participando remotamente o deputado Lucas Torres (Progressistas), a exemplo dos colegas afirmou ser parceiro e espera por uma solução, que atenda às necessidades da população de Alto Paraíso e da região, uma das mais produtivas do Estado. Elogiou o governador Rocha, por garantir o custo da travessia demonstrando também ser um parceiro.
Durante a reunião, o deputado Alex Redano propôs a criação de uma frente parlamentar para acompanhar a obra da ponte, que foi aprovada pelos colegas e pelo prefeito de Alto Paraíso, João Pavan. “A situação realmente precisa do apoio de todos e a frente certamente será decisiva para a celeridade da obra”, ponderou o prefeito.
O diretor geral do DER, coronel Éder André Fernandes, disse que a autarquia “está sempre aberta ao diálogo”, porque tem uma administração transparente e aberta aos deputados, prefeitos e vereadores.
Éder Fernandes fez uma explanação geral sobre a situação da ponte, desde o início da obra em 2019, que enfrentou problemas com projetos, licitações, prazo, questões técnicas, chuva em excesso, rio subindo além do previsto. Foi uma somatória de problemas, que contribuíram para a morosidade da obra, mas que tudo está sendo feito para que ela esteja concluída, antes do final do ano.
O diretor da Empresa Construtora Trol, Eduardo Barbosa fez uma ampla explanação sobre a construção de pontes, inclusive sobre a que foi levada pelas águas do rio Jamari na região de Alto Paraíso. Reclamou bastante do Tribunal de Contas (TC) do Estado, que muitas vezes prejudica municípios, Estado e empreiteiras, com pareceres opinativos e não técnicos.
No encerramento da reunião, o deputado Redano agradeceu a todos que participaram do debate, propôs e foi aceita a criação de um grupo no WhatsApp e destacou Marcos Rocha e o chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, que foram sensíveis com a situação do povo de Alto Paraíso e região, garantindo a gratuidade da travessia na balsa sobre o rio Jamari, até que a ponte seja concluída. “O governador é mesmo um parceiro”, concluiu.
Foto: Antônio Lucas