Publicada em 14/03/2023 às 14h33
A comunidade católica polonesa foi abalada, na última semana, por duas investigações publicadas simultaneamente sobre o papa João Paulo II. De acordo com as apurações de jornalistas, o papa teria ocultado crimes de pedofilia cometidos por padres. O caso se tornou uma questão política, a poucos meses de eleições legislativas na Polônia.
A imagem de João Paulo II está sendo manchada em seu país natal por duas investigações jornalísticas divulgadas nos últimos dias. A primeira, realizada pelo canal privado de televisão TVN24 e transmitida em 7 de março; a segunda, publicada no livro do jornalista holandês Ekke Overbeek, “Máxima Culpa”. As duas denunciam que João Paulo II sabia de casos de pedofilia na Igreja. Com base em depoimentos de vítimas e documentos inéditos, as investigações revelam que o futuro papa, então arcebispo de Cracóvia, teria ajudado a ocultar crimes sexuais cometidos por padres, mudando os religiosos de paróquia.
As denúncias levantaram questionamentos sobre a santidade do ex-papa, canonizado em 2014, apenas três... LEIA MAIS AQUI,.