Publicada em 07/03/2023 às 14h35
Trabalho – Em ascensão na carreia política, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT/Ji-Paraná) só vem somando pontos. Nem mesmo a derrota nas eleições a prefeito de 2020 em Ji-Paraná, quando deixou uma reeleição a vereadora sem muitas dificuldades, para enfrentar uma disputa das mais difíceis para o executivo municipal, Cláudia se elegeu ao parlamento estadual nas eleições de outubro de 2022 com (8.845 votos) e hoje preside a Comissão de Saúde e Previdência Social e Assistência Social da Assembleia Legislativa (Ale). Cláudia iniciará no próximo dia 13, em Vilhena, uma peregrinação pelo Estado visando a elaboração do Plano Plurianual (2024-2027) do governo de Rondônia. A meta é percorrer mais nove municípios polos concluindo os trabalhos em Porto Velho no dia 30 deste mês.
Planejamento – o Plano Plurianual de um Estado é fundamental para o futuro político, econômico e social de uma federação. É através do Plurianual, que são elaborados orçamentos da União, Estados e municípios garantindo recursos e ações, que visam atender as necessidades da população. Percorrer os municípios reunindo lideranças sindicais, comerciais, agrícolas, políticas é uma forma de ouvir o povo, em todos os segmentos facilitando a elaboração do orçamento com distribuição equânime dos recursos financeiros. Cláudia é a única representante de esquerda na Ale-RO, mas é objetiva quando diz: “eu sou muito coerente. E ser de esquerda é também compreender que existem pautas de grupos políticos de direita que também são importantes. Eu não vou ficar me posicionando na Assembleia só para criar briga. Não adianta fazer oposição desnecessária se existem muitos problemas nas cidades para resolver”.
Pesquisa – Conforme anunciamos há dias, o Instituto Data Continental estaria realizando pesquisa junto ao eleitorado de Porto Velho, para saber a tendência para quem será o futuro prefeito da capital. Três nomes que estavam no disco (a pesquisa é estimulada) foram retirados. O da pedetista Marly Mendonça, a pedido, de Jaqueline Cassol, porque tem domicílio eleitoral em outro município (Cacoal) e do empresário Kazan Roriz, que está sem partido. Mas a pesquisa foi iniciada na sexta-feira (3) e encerrada ontem (6). A sondagem popular apresentou a ex-deputada federal Mariana Carvalho, do PRB como a preferida da maioria dos eleitores pesquisados.
Pesquisa II – Na consulta estimulada do Continental, onde foram ouvidas mais de 800 pessoas, Mariana Carvalho obteve 20,2% dos entrevistados, o ex-vereador Zequinha Araújo (MDB) 15,1%, o advogado Breno Mendes (Avante) 13,1%, ex-deputado federal Mauro Nazif (PSB) 11,6%, deputado federal Chrisóstomo Moura (PL) 8,6%, Edgar do Boi (PSDC.) 6,1%, Gilber Mercês (Podemos) 5,5%, Fátima Cleide (PT) 4,9%, Samuel Costa (PCdoB), 3,7%. Não é um quadro que possa ser considerado definitivo, porque estamos a 19 meses das eleições municipais de 2024 e, vários nomes que foram colocados no disco estimulando o eleitor poderá estar fora, assim como várias outras lideranças deverão estar entre os prováveis candidatos. Mas é um espelho do momento político em Porto Velho.
Detran – A direção do Detran-RO desde a posse do governador Marcos Rocha (UB) para um segundo mandato iniciado em 1º de janeiro vem sendo questionada. Nas eleições em segundo turno, disputada por Rocha e o senador Marcos Rogério (PL), o ex-deputado federal Léo Moraes (Podemos), que concorreu a governador no primeiro turno, optou por apoiar Rocha no segundo, como de fato fez. O compromisso seria entregar a Léo a direção da importante autarquia. Estamos há mais de dois meses de o segundo mandato de Rocha e Léo, ainda não assumiu o cargo. Nos últimos dias a informação que Léo Moraes irá assumir o comando do Detran esta semana. Fica uma interrogação, pois desde segunda-feira (6) até o próximo sábado (11) Rocha e sua equipe de ponta (secretários, assessores, chefe da Casa Civil, etc.) estão na região da Zona da Mata abrindo a o programa Governo Itinerante iniciando por Rolim de Moura.
Respigo
O jornalista especializado na área social de Rondônia, o decano Zuza Carneiro está distribuindo a sua revista Premium trazendo a nata da sociedade do jovem Estado. Como sempre com matérias relevantes e fotos de qualidade do mundo social de Rondônia +++ Quem está em Porto Velho, hoje (7) é o jornalista e proprietário do jornal “Folha da Mata”, de Rolim de Moura, Fernando Garcia. Ele esteve na Assembleia Legislativa (Ale) visitando os amigos e assistiu reuniões das comissões que estavam sendo realizadas pela manhã +++ Boa parte dos deputados estaduais está em Brasília e vários participando do Governo Itinerante na região de Rolim de Moura. Eles acompanham o governador Marcos Rocha (UB), que percorre vários municípios da região polarizada por Rolim mantendo contato com prefeitos, vereadores e lideranças regionais ouvindo o povo e recebendo solicitações de ações regionais.