Publicada em 30/03/2023 às 11h52
Semed aponta a recomposição da aprendizagem e parcerias como fator relevanteA Prefeitura de Porto Velho foi homenageada por seu desempenho na Educação Municipal durante a divulgação dos resultados do Sistema Permanente de Avaliação Educacional de Rondônia (Saero), na última semana. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) aponta a recomposição da aprendizagem e parcerias em programas estratégicos criados pela pasta como fator relevante para esse saldo positivo.
“Desde a retomada das aulas presenciais após a pandemia de covid-19, a Semed adotou estratégias pedagógicas mais eficientes para a recomposição da aprendizagem dos alunos da rede, tais como formações incessantes que incluíam desde a merendeira, passando por professores alfabetizadores, orientadores e gestores escolares. O nosso objetivo era assegurar que crianças com até oito anos de idade estivessem alfabetizadas até o 3º ano do ensino fundamental, para isso contamos com parcerias importantes, com o Tribunal de Contas de Rondônia e Fundação Lemann, que atuaram como peças-chave para que tudo andasse no caminho certo e o Saero é o espelho desses resultados muito gratificantes para todos os envolvidos”, comentou Gláucia Negreiros, secretária da Semed.
DESTAQUES
Na última semana, o Saero realizou evento no Teatro Guaporé, em Porto Velho, e elencou nove escolas municipais, sendo sete com destaque no desempenho do 2º ano e mais duas do 5º ano. Os alunos dessas escolas tiveram nota alta nas avaliações realizadas e, por isso, as unidades escolares foram destacadas durante a cerimônia de abertura e seminário de resultados com o painel de indicadores e perspectivas.
Sete escolas municipais foram premiadas pelo SaeroNo segundo ano do ensino fundamental foram premiadas sete escolas da rede municipal de Porto Velho, entre as dez melhores escolas que se destacaram na avaliação do Saero, em todo o Estado. Sendo elas as Escolas Municipais Antônio Ferreira da Silva, Senador Darcy Ribeiro, São Pedro, Tucumã, Professor Pedro Tavares Batalha, Guadalupe e Voo da Juriti. Já no quinto ano do ensino fundamental, as duas escolas municipais de Porto Velho, premiadas entre as dez melhores do estado, são Auta de Souza e Padre Geovani Mendes.
Formações integradas potencializaram o programa Alfabetiza Porto Velho. “Com a implantação do Programa Alfabetiza Porto Velho pela Prefeitura Municipal foi possível alcançar maiores índices de aprendizagem, pois nossos servidores, docentes, supervisores e gestores foram preparados por nossa Divisão de Formação para enfrentar os desafios com frentes de atuação que incluíram avaliação da política de alfabetização, compromisso e engajamento das equipes de todas as instâncias, formação continuada, monitoramento do ensino e da aprendizagem, gestão e gerenciamento do programa, enfim, a valorização do profissional que estava nessa guerra contra o tempo, pois nossa educação desacelerou durante a pandemia e o Tribunal de Contas, ciente disso, disponibilizou forças importantes para que tudo desse certo, em uma parceria muito valiosa para a educação”, explicou a titular da pasta de Educação.
Atualmente, a rede municipal de ensino de Porto Velho conta com cerca de 44 mil alunos, matriculados nas 141 unidades da área urbana e rural. Para Gláucia Negreiros, o Saero, assim como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), mostram através de resultados o comprometimento das escolas em oferecer uma educação de qualidade.
“Esse é o resultado do empenho de alunos, professores e gestores, seja no âmbito municipal ou estadual. Não é a toa que temos hoje na rede de Educação Municipal, alunos lendo textos e fazendo contas com muito menos dificuldade e muito mais naturalidade. Parabenizamos a todos os envolvidos por essa conquista e reafirmamos o nosso compromisso com o sistema educacional”, finalizou.
SAERO
O Sistema Permanente de Avaliação Educacional de Rondônia foi realizado no período de 8 a 11 de novembro de 2022 com o objetivo de avaliar o nível de aprendizado dos estudantes matriculados na rede pública de ensino, em Língua Portuguesa e Matemática, além de questionários contextuais de condição socioeconômica, correção e produção de microdados, pautados no planejamento, estruturação, modelagem e elaboração dos instrumentos de avaliação, protocolos de avaliação e divulgação de resultados com devolutivas pedagógicas.