Publicada em 23/03/2023 às 14h40
O Campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) lançou na noite de terça-feira, 21, o curso preparatório para concursos, como parte do Projeto de Extensão ‘Superando a Exclusão’. A prioridade do projeto é atender aos participantes das etapas anteriores, a comunidade discente do IFRO que é beneficiada pelos programas de auxílios estudantis e a comunidade externa em situação de vulnerabilidade socioeconômica em cursos de formação inicial.
Nesse sentido, o curso preparatório foi concebido para atender com 240 vagas a um número crescente de pessoas que nem sempre podem acompanhar os demais cursos existentes no mercado. Serão oferecidas aulas noturnas durante três dias na semana no auditório do Campus Calama.
Durante o lançamento do projeto, foram ressaltados os 15 anos de existência que estão completando os Institutos Federais, criados pela Lei 11892 de 2008, quando o Ministério da Educação (MEC) instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Os Institutos Federais oferecem educação profissional gratuita em diversas modalidades e níveis de ensino, além de promoverem a pesquisa aplicada e a inovação tecnológica. Atualmente são 656 campi espalhados pelo Brasil, com mais de um milhão e meio de estudantes matriculados e cerca de 84 mil servidores ativos, entre professores e técnicos administrativos.
Representando na ocasião o Pró-Reitor de Extensão do IFRO, Aremilson Elias de Oliveira, o professor Sérgio Francisco Loss Fanzin, disse que a instituição tem essa capacidade inclusiva porque trabalha desde com pessoas que não têm as séries iniciais, até a extensão. Nesse sentido, pontuou o professor: “o IFRO cumpre sua missão atendendo a todos os públicos a que se determina”.
Durante o evento, que teve o auditório lotado pelos participantes do curso preparatório, a professora Gedeli Ferrazo representou os demais docentes que compõem o projeto. Ela destacou a importância dessas iniciativas que colaboram para que demais pessoas possam se apropriar e poder concorrer a um concurso público.
O Diretor-Geral do Campus Calama, Leonardo Pereira Leocádio, ao falar aos presentes relembrou sua procedência ainda enquanto estudante no Instituto Federal de Minas Gerais, que fortaleceu sua vocação estudantil, a formação profissional e sua atuação na docência. Aos novos alunos, desejou que aproveitem todas as oportunidades que o IFRO oferece.