Publicada em 29/03/2023 às 10h48
Com o objetivo de debater o atual cenário do agronegócio na região do Vale do Jamari, e apresentar as realidades e necessidades de cada região, estiveram reunidos, os secretários de Agricultura dos municípios de Cacaulândia, Cujubim, Alto Paraíso, Buritis, Monte Negro e Ariquemes, com o secretário de Estado da Agricultura – Seagri, Luiz Paulo. O encontro aconteceu na Associação dos Pecuaristas de Ariquemes – APA.
De acordo com o governador de Rondônia, Marcos Rocha, “essa troca de informações entre as secretarias municipais de agricultura ajuda nas políticas agrícolas do Governo. Precisamos fortalecer o setor para poder desenvolver os programas voltados para agricultura familiar”, afirmou Marcos Rocha.
Durante a reunião foram abordados os assuntos sobre o programa Plante Mais, com entrega de mudas de café e cacau clonal; programa Mais Calcário, com transporte gratuito de calcário aos municípios.
O Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira do Estado de Rondônia – Pró-Leite e o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, também seguiram na pauta de discussões, temas mais recorrentes e que precisam ser discutidos para estudos, atualizações e principalmente, averiguar os resultados apresentados diretamente à população .
Outro assunto importante debatido durante o encontro foi o programa nacional de crédito fundiário Terra Brasil, executado pelo Governo de Rondônia, por intermédio da Unidade Técnica Estadual – UTE, da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, que já beneficiou mais de mil famílias com a aquisição de terras, implementos, construção de moradia e assistência técnica. “É importante que todos os secretários repassem as informações do Terra Brasil aos agricultores dos seus municípios, para que eles busquem o programa e se estiverem dentro dos critérios, possam ser beneficiados. O referido programa tem como objetivo o acesso à terra, contribuindo para a geração de renda, segurança alimentar e fortalecimento da agricultura familiar, os recursos financiados podem ser utilizados na estruturação da propriedade e contratação de assistência”. reforçou Luiz Paulo.