Publicada em 08/03/2023 às 14h09
Mulheres – Hoje (8) comemora-se internacionalmente o Dia da Mulher. Na realidade todos os dias são das mulheres, que são responsáveis por nós habitarem o mundo. Somente Elas têm o privilégio de parir filhos, carregá-los no útero cerca de 9 meses e depois dar a eles a vida. Em nome da minha querida e idolatrada Mãe, Maria de Lourdes Alves Costa, a Dona Nanza, só podemos dizer “Muito Obrigado Mulheres, por existirem!”. Todas as flores do mundo para as mulheres, Mães, que são a razão maior da nossa existência. Saudades e gratidão eternas Dona Nanza pela Família maravilhosa que a senhora e o senhor Jurandir constituíram e, com muito orgulho a ela pertencemos. Parabéns pelos oito filhos, somente o mais novo de cesariana, os demais partos normais, em casa, com parteira. Beijos mil, saudades eternas...
Prefeitos – As eleições municipais (prefeitos e vereadores) de outubro do próximo ano provocam mobilizações na capital e no interior. Em Porto Velho o prefeito Hildon Chaves (UB), reeleito em 2020 não poderá concorrer, mas as informações são que dará apoio para a ex-deputada federal Mariana Carvalho (PRB), que concorreu ao Senado em 2022 e perdeu para Jaime Bagattoli (PL), de Vilhena. A recente polêmica com os valores elevados do IPTU provocou um desgaste a Hildon, mas a situação está sendo contornada com a suspensão da cobrança até que se encontre uma maneira, que atenda os interesses dos proprietários de imóveis e não prejudique a arrecadação do município. Mas temos ao menos uma dezena de bons candidatos à sucessão municipal antecipando eleições das mais concorridas.
Interior – Vários prefeitos do interior estão em condições de conseguir um segundo mandato devido ao trabalho aprovado pela maioria da população dos seus municípios. É o caso de Adailton Fúria (PSD), de Cacoal, que apesar de sofrer críticas de alguns vereadores demonstrou que continua sendo bom de voto. Nas eleições de 2022, mesmo não sendo candidato conseguiu destaque no processo político-eleitoral. Sua mulher, Joliane Fúria (PSD) enfrentou as urnas pela primeira vez como candidata a deputada federal pelo PSD e somou 24.483 votos. Foi a sexta mais bem votada, mas não se elegeu devido a legenda. Joliane somou mais votos que o presidente do seu partido, Expedito Netto (20.053 votos), que não conseguiu se reeleger deputado federal. Fúria não deverá ter dificuldades para se reeleger em 2024.
Ariquemes – A prefeita de Ariquemes, Carla Redano (UB) tem uma carreira política das mais positivas, desde sua eleição e reeleição a vereadora; eleição à presidência da Câmara Municipal e em 2020 se elegendo para a chefia do Poder Executivo municipal, após ser preterida na chapa do ex-deputado estadual Tiziu Jidalías (Solidariedade). Optou por concorrer a prefeita e derrotou Tiziu, que era considerado favorito. Apesar de enfrentar um período difícil com a pandemia desde que assumiu a prefeitura, Carla vem realizando um bom trabalho e a cada dia alicerçando a possibilidade de reivindicar um novo mandato e enfrentar as urnas em outubro do próximo ano.
Ji-Paraná – Apesar de ser político experiente o prefeito de Ji-Paraná Isaú Fonseca (UB) vem enfrentando dificuldades, não na área administrativa, onde sua equipe vem dando conta do recado. O recente desgaste com a proposta de aumento salarial (quase 70% e impacto de R$ 1,3 milhão/ano no orçamento) a prefeito, vice, secretários e vereadores, aprovada pela Câmara Municipal e já em vigor, certamente trará problemas para o processo de reeleição no próximo ano. Hoje as redes sociais, mesmo publicando muitas Fake News, incomodam e acabam influenciando boa parte da população e não será diferente no período eleitoral, onde as notícias falsas são exploradas com regularidade. Isaú terá problemas com a reeleição, porque será bombardeado diuturnamente pelos adversários. E também, porque terá, a princípio, adversários comprovadamente bons de votos como o ex (deputado e prefeito) Jesualdo Pires (PSB), o deputado estadual Laerte Gomes (PSD) e o ex-secretário de Estado, João Durval (PP).
Respigo
O presidente da Assembleia Legislativa (Ale) Marcelo Cruz (Patriota-PVH), demais componentes da Mesa Diretora e do quadro de parlamentares promoveram na manhã de hoje (8) evento no auditório “Amizael Gomes da Silva” do Palácio Marechal Rondon. A solenidade foi para comemorar o Dia Internacional das Mulheres +++ Homenagem das mais justa para a pessoa mais importante da terra: a Mulher. O auditório ficou lotado +++ O bicho vai pegar hoje (8) à noite no Maracanã. É que teremos o clássico FlaFlu que decide a Taça Guanabara, a partir das 20h10 (RO) +++ Se o Flamengo perder certamente o treinador Vitor Pereira será demitido. Desde que chegou ao time substituindo Dorival Júnior, um treinador vencedor, que o Flamengo não conquista um título, apesar de disputar vários +++ Uma derrota hoje será o ponto final de Vitor Pereira no comando do rubro-negro. O Flamengo depende somente de um empate para conquistar o título.