Publicada em 06/03/2023 às 15h46
A Ucrânia nomeou, esta segunda-feira, um novo diretor do Escritório Nacional Anticorrupção da Ucrânia (NABU, na sigla em inglês) - trata-se de Semen Kryvonos, até agora chefe da Inspeção Estadual de Arquitetura e Urbanismo.
Esta decisão concluiu um processo de vários meses, que foi acompanhado de perto pelo Ocidente, tendo a União Europeia apontado o combate à corrupção como uma prioridade para a Ucrânia fazer parte do bloco, tal como lembra a Reuters.
Semen Kryvonos tem pela frente um mandato de sete anos como diretor do NABU - um dos vários órgãos criados nos últimos anos na Ucrânia para o combate à corrupção - naquela que foi uma escolha do primeiro-ministro, Denys Shmyhal.
"A nossa equipa está comprometida com o princípio de tolerância zero com a corrupção e com o apoio a instituições anticorrupção", disse Shmyhal, durante uma sessão extraordinária do seu gabinete, segundo cita a agência de notícias britânica, acrescentando que a nomeação responde à última recomendação estabelecida pela Comissão Europeia para que as negociações de adesão à UE possam continuar.
Sublinhe-se que, desde o início da guerra, a Ucrânia já demitiu vários responsáveis por suspeitas de corrupção. Já antes da invasão russa, o país era frequentemente abalado por escândalos desta natureza.