Publicada em 29/03/2023 às 13h49
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e a Universidad Autónoma del Beni José Ballivián (UAB-JB), da Bolívia, assinaram um protocolo de intenções para o estabelecimento de cooperação mútua interinstitucional. O objetivo é promover o intercâmbio de experiências e de pessoal técnico nos campos da docência, dos alunos, das equipes administrativas, da pesquisa, da cultura e da pós-graduação, desenvolvendo ações conjuntas de interesse mútuo. A formalização ocorreu com a assinatura do protocolo pela reitora da UNIR, professora Marcele Pereira, e pelo reitor da UAB-JB, Jesús Egüez Rivero, nesta segunda-feira (27), no auditório da UNIR-Centro.
O protocolo visa implementar de fato as ações que vêm sendo planejadas pelas duas Universidades nos últimos anos. Isso inclui o desenvolvimento de projetos conjuntos de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária, que permitirão a oferta de programas e de vagas para pós-graduação e pesquisa, assim como o intercâmbio de docentes, alunos e técnicos administrativos. Também busca a elaboração e desenvolvimento conjunto de eventos acadêmicos, científicos e culturais e de projetos e programas de cooperação a curto, médio e longo prazos, entre outras possibilidades de contribuição.
“A articulação com os países vizinhos na área acadêmica e social é fundamental para o processo de internacionalização da UNIR. Além do conhecimento científico, precisamos intercambiar cultura e saberes, utilizar a expertise dos nossos pesquisadores para estabelecer novas referências de trabalho, de pesquisa e de pós-graduação”, destacou a reitora Marcele Pereira ao lembrar que a missão institucional da UNIR considera o desenvolvimento científico-tecnológico e social da Região Amazônica, o que inclui os países que fazem fronteira com Rondônia e o Brasil.
Segundo o professor Artur Moret, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIR, que também compôs a mesa de assinatura do protocolo, a UNIR possui hoje 30 programas de pós-graduação que poderão ser ofertados e também receber os pesquisadores da UAB-JB por meio de intercâmbio. “Estamos instalados em uma região estratégica para a América Latina e a internacionalização da UNIR, em termos de ensino e pesquisa, é uma das ações para que a nossa Universidade amplie seu nível de contribuição para a sociedade no âmbito regional, nacional e internacional”, concluiu.
Esta já é a segunda visita que a delegação da UAB-JB faz à UNIR para tratar da cooperação entre as instituições. Como foi destacado pelos professores da UAB-JB nas duas reuniões, Rondônia e Beni compartilham de uma trajetória social e história comum e atualmente têm demandas que se assemelham, especialmente nas questões ambientais, nas ações de pesquisa e de formação em nível de pós-graduação.
“Estamos com a expectativa de efetivar a cooperação com a UNIR e estabelecer uma relação de contribuição mútua entre os países por meio da pesquisa científica. Essa relação interinstitucional vai fortalecer a UAB-JB como instituição de ensino e auxiliar no seu processo de acreditação”, comentou o reitor da UAB-JB, Jesús Rivero.