Publicada em 03/04/2023 às 14h58
A agência espacial norte-americana (Nasa), em conjunto com a Agência Espacial Canadense (CSA), anunciou, nesta segunda-feira (3/4), os perfis dos quatro astronautas para a próxima missão à Lua, a Artemis II. O anúncio ocorreu durante um evento em Ellington Field, em Houston, nos Estados Unidos.
Conforme a Nasa, esta é a primeira missão tripulada a fim de estabelecer presença de longo prazo na Lua. “A equipe do Artemis II representa milhares de pessoas trabalhando incansavelmente para nos levar às estrelas. Esta é a tripulação deles, esta é a nossa tripulação, esta é a tripulação da humanidade”, declarou Bill Nelson, administrador da Nasa.
“Os astronautas da NASA Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Hammock Koch, e o astronauta da CSA Jeremy Hansen, cada um tem sua própria história, mas, juntos, eles representam nosso credo: E pluribus unum – de muitos, um. Juntos, estamos inaugurando uma nova era de exploração para uma nova geração de marinheiros e sonhadores”, completou.
A tripulação conta com o comandante Reid Wiseman, o piloto Victor Glover, a especialista de Missão 1 Christina Hammock Koch e o especialista de Missão 2 Jeremy Hansen.
O voo é baseado na bem-sucedida missão Artemis I e levará a primeira mulher e primeira pessoa negra à Lua.
“Pela primeira vez em mais de 50 anos, esses indivíduos – a tripulação do Artemis II – serão os primeiros humanos a voar para as proximidades da Lua. Entre a tripulação estão a primeira mulher, a primeira pessoa negra e o primeiro canadense em uma missão lunar, e todos os quatro astronautas representarão o melhor da humanidade enquanto exploram para o benefício de todos”, declarou Vanessa Wyche, diretora da Nasa Johnson.