Publicada em 28/04/2023 às 11h19
Porto Velho, RO – Acabou a novela. O novo líder da bancada federal de Rondônia é Maurício Carvalho, do União Brasil. Diferente de sua irmã, Mariana, saiu fortalecido de 2022, eleito parlamentar para atuar em Brasília, e, agora, com status aprimorado em termos de representatividade.
Carvalho foi o quarto mais votado, desbancando nomes como Coronel Chrisóstomo (PL); Thiago Flores (MDB); Cristiane Lopes (União Brasil); e Lebrão (União Brasil).
Acima dele, ao menos no quesito referendo popular, só Lúcio Mosquini (MDB); Sílvia Cristina, do PL; e Fernando Máximo, seu colega de legenda, o mais votado do pleito.
Falando em Mosquini, hoje membro da Mesa Diretora na nova gestão de Arthur Lira, do Progressistas de Alagoas, o emedebista não fez um trabalho digno de nota no seu período ocupando a função ora concedida ao ex-presidente da Câmara Municipal de Porto Velho.
A realidade é que isso causa certo conforto à nova missão de Maurício, que não terá de fazer mais que o “feijão com arroz” para superar seu antecessor.
A baliza lhe confere “vida fácil” de antemão. Entretanto, analisando seu retrospecto, vencendo não só eleições por meio do voto, democraticamente, mas arregimentando apoio dos parceiros de política.
E já disse a que veio liderando o debate para a construção da ponte Brasil-Bolívia.
O deputado tem demonstrado seu compromisso com o tema, participando de reuniões importantes como no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e no Ministério de Infraestrutura e Desenvolvimento Regional (MIDR) para achar soluções rápidas para a construção da ponte.
“Para o parlamentar é muito importante a construção da ponte binacional em Rondônia para a integração econômica e social entre o Brasil e a Bolívia, além de promover a cooperação e a integração regional na América do Sul, atendendo o decreto N° 6.858 de 25 de maio de 2009, que promulga o acordo entre o governo da República Federativa do Brasil e Bolívia, firmado em 14 de fevereiro de 2007.
A construção da ponte tem sido debatida por muitos anos e, por saber da sua necessidade e importância, o deputado tem se destacado nessa pauta para que a obra aconteça ainda nesta legislatura. A sua irmã, ex-deputada federal Mariana Carvalho, também trabalhou para que essa pauta se concretizasse”.
Enfim, Carvalho chegou com uma missão difícil, mas que, porém, poderá ser fácil se levar em conta só o trabalho deixado por Mosquini.