Publicada em 27/04/2023 às 08h00
A deputada federal Cristiane Lopes participou juntamente com o deputado estadual Alan Queiroz de um encontro realizado pela agente comunitária de saúde Vanda Mamedio, com a categoria profissional de agentes comunitários de saúde de todo o estado de Rondônia, em Ji-Paraná. Na ocasião, foram discutidas pautas de valorização que tramitam na Câmara Federal e o Projeto de Lei que garante a gratificação na Assembleia Legislativa de Rondônia.
Cristiane reconhece a importância dos agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate às endemias (ACE) na promoção da política pública de saúde nos municípios rondonienses e no papel de intermediário entre esses profissionais e a população. “A valorização desses profissionais deve ter atenção do Estado, razão pela qual entendo pertinente a presente propositura, como forma de contribuir para o desenvolvimento deles e uma sensível melhoria no serviço prestado”.
A realizadora do evento Vanda Mamedio, acredita que a união de todos os representantes públicos, federais, estaduais e municipais é fundamental para fortalecer as políticas de melhorias para a categoria. “Unidos somos mais fortes e nesse encontro tinha várias pautas, entre elas o carro chefe, que seria a contrapartida estadual para ser pago para os agentes comunitários de saúde e controle de endemias de Rondônia”.
Durante a reunião, o deputado estadual Alan Queiroz, agradeceu a parceria com Cristiane Lopes e explicou a todos os convidados sobre o seu projeto. “O objetivo do PL é visar o repasse do incentivo estadual aos agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias, no âmbito do estado de Rondônia, e dá outras providências, além de ampliar o acesso da comunidade assistida às ações e aos serviços de informação, de saúde, de promoção social e de proteção da cidadania”.
O evento contou também com a presença dos deputados estaduais, Alexandre Barroso (NIM), Affonso Cândido, Cláudia de Jesus, o secretário de saúde do estado, Jefferson Ribeiro, o prefeito de Governador Jorge Teixeira, Gilmar Tomaz e o vice-prefeito de Theobroma, Gilmar do Palmares, além de mais 650 agentes comunitários de saúde e endemias de todo o estado de Rondônia.
O secretário Jefferson Rocha, destacou o fortalecimento da atenção básica e parabenizou a deputada pelo trabalho desenvolvido na Câmara Federal, “devemos reconhecer o trabalho destes profissionais que fazem ações de prevenção e promoção à saúde, que estão dentro das comunidades, fazendo visitas domiciliares, trabalhando perto das pessoas, conhecendo a realidade local e entendendo os desafios e necessidades do povo, a deputada Cristiane está de parabéns pela iniciativa desse debate tão importante”.
Nos municípios brasileiros existem mais de 300 mil Agentes Comunitários de Saúde e Controle de Endemias, cujo papel é orientar as famílias na prevenção de doenças, promoção da saúde e controle de endemias. Os agentes têm a possibilidade de ofertar o primeiro tratamento, a manutenção regular da medicação, da pressão arterial, diabetes e outras questões relativas, e com isso eles conseguem reduzir o acesso às unidades de saúde e resolver em quase 80% da atenção básica nos encaminhamentos das questões relativas à saúde como todo.
Cristiane Lopes, já afirmou que estará presente no evento da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (CONACS) que acontecerá em Brasília no Congresso Nacional, nos dias 09 e 10 de Maio. O evento será muito importante e terá muitas pautas que estarão em tramitação a exemplo da regulamentação do artigo 7° da Emenda Constitucional 120 que trata da aposentadoria especial, a insalubridade em grau máximo, a instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos ACS e ACE, entre outras.
Ao término do evento a deputada pontuou, “tenho a saúde entre as principais pautas e faço questão de pontuar que meu gabinete está à disposição para auxiliar no que for preciso e a categoria tem meu total apoio, que são esses agentes que atuam na ponta que merecem mais valorização, a categoria é fundamental para a estratégia de saúde da família do SUS”.