Publicada em 28/04/2023 às 12h07
Dia 1º de maio é uma data para celebrar a importância do trabalhador. Na saúde, momento de reflexão sobre a força de trabalho e o importante papel que os profissionais desempenham para toda a sociedade, principalmente nos últimos anos, quando a pandemia da covid-19 exigiu demasiadamente desse público.
Na Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), há uma grande preocupação com a integridade física e mental do servidor neste pós-pandemia. Por isso, muitas de ações estão sendo executadas através da Divisão de Acompanhamento de Condições de Trabalho em Unidades de Saúde.
“Investir na valorização dos trabalhadores é fortalecer o ambiente positivo, favorecendo o ambiente de trabalho e isso reflete diretamente na qualidade do serviço oferecido à população”, aponta a secretária municipal de Saúde, Eliana Pasini.
Implantação da Cipa é outra ação importante no cuidado ao servidor
O projeto ‘Cuidando do Cuidador’ é uma das iniciativas voltadas ao servidor. Iniciado no auge da pandemia para garantir atendimento célere e prioritário aos profissionais de saúde, continua sendo executado no formato itinerante nas unidades de saúde e demais departamentos descentralizados da Semusa.
A implantação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Cipa) nas unidades de saúde e também na sede da secretaria é outra ação importante no cuidado ao servidor. As ações realizadas buscam prevenir acidentes no ambiente de trabalho, sejam eles acidentes biológicos, físicos ou químicos.
Além disso, é realizado um trabalho educativo para preservar a saúde e a integridade física e mental dos trabalhadores, exames periódicos com todos os servidores para avaliar possíveis impactos da atividade na saúde, atualização do calendário vacinal com vacinas de rotina e campanhas.
Exames periódicos com servidores são realizados
Valdir Alves, coordenador dos trabalhos voltados à saúde do servidor, aponta que “o nosso trabalho tem a missão de cuidar, mas também valorizar o profissional de saúde que é muito exigido, pois tem a missão de salvar vidas. Quando o servidor se sente olhado, cuidado, a tendência é um envolvimento maior com o ambiente laboral”.
A Semusa conta hoje com 4.167 trabalhadores na zona urbana e rural, desde as equipes da área administrativa até aqueles da linha de frente que atuam no atendimento direto à população. Todos são contemplados com as ações de promoção de bem-estar físico e mental.
Eliana Pasini destaca que a gestão tem empregado todos os esforços para proporcionar um ambiente de trabalho cada vez melhor para os servidores da saúde.
“Nós passamos a pandemia todinha trabalhando presencial e continuamos firmes. Meu mais profundo respeito e agradecimento a cada um dos nossos servidores. Que possamos continuar sempre avante, pois somos uma classe super importante. Temos atuado fortemente para melhorar as condições de trabalho, proporcionando bem-estar ao servidor e, consequentemente, à população que busca acolhimento nas unidades”.