Publicada em 12/04/2023 às 13h02
Com o intuito de esclarecer e tranquilizar os pais e responsáveis dos alunos, em relação às falsas mensagens e boatos que circularam sobre ameaças de ataques às escolas, a Polícia Militar de Vale do Paraíso participou de uma importante reunião organizada pela direção da Escola Estadual Tubarão.
O encontro foi realizado na manhã desta terça-feira (11/04), no pátio da escola, e contou com a participação de centenas de pais e responsáveis de alunos. Durante a reunião, além de receberem informações oficiais e atualizadas da Polícia Militar e da direção da escola, eles tiveram a oportunidade de esclarecer todas as suas dúvidas a respeito do assunto, o qual, devido à forma como vem sendo divulgado nas redes sociais, vem gerando bastante preocupação e medo.
Representando a Polícia Militar, o comandante do Grupamento de Vale do Paraíso, sargento PM Ricardo Prates Fernandes, juntamente com a diretora Renilda Marques dos Santos e demais professores, responderam a todos os questionamentos e, na oportunidade, puderam conscientizá-los claramente a não divulgarem mensagens referentes a ataques às escolas e, ao mesmo tempo, tranquilizá-los, informando as ações que serão tomadas tanto pela escola quanto pelas autoridades policiais.
Durante a reunião, Prates lembrou do recente caso que ocorreu na semana passada, em que surgiram boatos de que um suposto massacre ocorreria em uma escola no Vale do Paraíso. Ele afirmou que, após uma ação rápida da Polícia Militar em conjunto com a Polícia Civil, a origem dos boatos foi localizada e o aluno responsável foi identificado. Segundo a polícia, ele queria apenas chamar a atenção e, devido às divulgações nas redes sociais, acabou causando pânico na população.
O comandante afirmou durante a reunião que intensificará o patrulhamento nos horários de intervalo, desembarque e embarque dos alunos e nas imediações das escolas, até que a situação seja amenizada e a tranquilidade seja restabelecida. Também foi amplamente divulgado o telefone de emergência 190, esclarecendo que a ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer local e horário.
Pratez também destacou que o número 190 pode ser usado para fazer denúncias e que o anonimato será mantido. Ao final da reunião, o comandante e a direção da escola ressaltaram a importância dos pais não deixarem de enviar seus filhos para a escola.
"A Polícia Militar reforça seu compromisso com a segurança dos estudantes e continuará trabalhando incansavelmente para garantir um ambiente seguro para todos os alunos. Estaremos presentes nas imediações da escola, monitorando atividades suspeitas e agindo prontamente em caso de qualquer ameaça. Além disso, nossa parceria com a direção da escola se fortalecerá ainda mais, com o objetivo de identificar e solucionar eventuais problemas de segurança. Acreditamos que a segurança dos estudantes é uma prioridade máxima e estamos dedicados a manter esse compromisso com a comunidade escolar.", frisou o comandante.