Publicada em 20/04/2023 às 15h03
Os primeiros meses de 2023 foram desastrosos para o Flamengo, com diversos resultados ruins e quatro títulos perdidos. Isso ocasionou na demissão de Vítor Pereira, e a contratação do argentino Jorge Sampaoli. O objetivo agora é esquecer os fracassos recentes, e tentar uma retomada para conquistar a Série A do Campeonato Brasileiro. A equipe rubro-negra é apontada como uma das principais favoritas, e chega com vontade de conquistar o único troféu nacional que faltou na temporada passada.
A Copa do Brasil e a Copa Libertadores da América foram as duas conquistas em 2022 do Flamengo, ambas sob o comando de Dorival Júnior. Bons resultados para um clube que trocou de técnico no meio da temporada, inclusive por resultados ruins nos primeiros meses. Algo que voltou a acontecer neste ano, por isso a aposta dos torcedores e dos dirigentes é que o final feliz se repita. No entanto, o foco pode ser diferente, com o elenco pensando no Campeonato Brasileiro.
O Palmeiras é considerado o maior rival da equipe carioca na atualidade, e dominou o Brasileirão completamente na temporada passada. Assumiu a liderança na 10ª rodada, e foi campeão sem qualquer contestação. Assim, o objetivo do Flamengo é evitar que isso se repita, confirmando o favoritismo que tem nas projeções da competição.
As cotações oferecidas pelo Mr.Jack, melhor site de apostas de futebol, apontam os dois clubes como candidatos ao título de 2023. A plataforma tem uma cobertura completa da competição, com projeções a cada rodada e também dos candidatos ao título. A diferença dos dois para os outros rivais é grande, e apenas o Fluminense aparece com maiores chances de causar uma surpresa. Ou seja, os números estão do lado rubro-negro.
Retomada com Sampaoli
A grande novidade, sendo a principal arma para virar a chave da temporada, é a chegada de Jorge Sampaoli. Com vasta experiência no futebol, o treinador argentino pode mudar completamente o rumo da equipe. Um dos motivos é o foco ofensivo dele, que combina bem com as peças que tem no elenco do Flamengo. Gabigol e Pedro devem voltar a atuar juntos no ataque, por exemplo. A torcida está ansiosa pelos resultados.
O início do Brasileirão foi positivo, mesmo sob comando do interino Mário Jorge. A equipe estreou com uma vitória por 3 a 0, contra o Coritiba, e largou com três pontos na disputa de 38 rodadas. O segundo jogo promete ser mais complicado, diante do Internacional, em Porto Alegre. A partida acontece no dia 23 de abril, às 11h, e será o primeiro teste do clube carioca. Uma vitória pode indicar que o Flamengo voltou a assombrar os adversários.
Logo depois, na terceira rodada, a equipe tem um clássico contra o Botafogo. Ou seja, o calendário promete ser complicado pelos próximos dias. Vale lembrar que o clube está na disputa da Libertadores e da Copa do Brasil, defendendo as duas conquistas que teve na temporada do ano passado. Sampaoli vai precisar se acostumar com essa maratona de jogos do futebol brasileiro.
Experiências no Santos e no Galo
A boa notícia é que Jorge Sampaoli não é um estranho no futebol brasileiro. Ele já trabalhou duas vezes por aqui, inclusive conseguindo bons resultados. Em 2019, assumiu o Santos e conseguiu ser vice-campeão da Série A, perdendo justamente para o Flamengo. No ano seguinte, ele assumiu o Atlético Mineiro e foi campeão estadual logo nos primeiros meses, além de ter montado uma base no Brasileirão daquele ano, terminando na terceira posição.
Essa equipe do Galo foi campeã nacional no ano seguinte. Ou seja, Sampaoli tem experiência por aqui e pode levar o Flamengo longe na temporada. Resta saber se o estilo dele vai se encaixar com o elenco, algo que o português Vítor Pereira não conseguiu. Além disso, treinar a equipe carioca atualmente é ter Jorge Jesus sempre na sombra, algo difícil de lidar também.
As próximas semanas serão essenciais para o Flamengo, justamente para entender como será o resto da temporada. Os primeiros meses foram desastrosos, mas a chegada de Sampaoli representou uma retomada na equipe, que tem condições de disputar títulos e voltar a amedrontar os adversários. Algo que funcionou em 2022, e pode se repetir na temporada atual.