Publicada em 26/04/2023 às 08h38
Nesta quarta-feira (26), a Força Aérea alemã informou que juntamente com o Reino Unido interceptou três aviões de caça russos em missões de reconhecimento sobre o Mar Báltico. Os caças Eurofighters foram alertados para identificar as três aeronaves militares que estavam voando sem sinais de transponder no espaço aéreo internacional sobre o Mar Báltico.
A Alemanha e o Reino Unido, membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), participam da vigilância do espaço aéreo dos Estados Bálticos e este tipo de incidente tem se tornado mais frequente. Na terça-feira (25), o exército norueguês também identificou, no âmbito de uma missão da Otan, aeronaves russas sobre o Mar de Barents.
A escalada de tensões entre EUA e Rússia também tem sido noticiada devido aos incidentes com drones e aeronaves militares. Em março, a Força Aérea russa interceptou um drone American Reaper MQ-9 que caiu nas águas do Mar Negro, causando uma breve escalada de tensões. O aumento da frequência desses incidentes em diversas regiões do mundo acaba por reforçar a necessidade de uma vigilância constante do espaço aéreo internacional.