Publicada em 19/04/2023 às 11h02
Mesmo com o anúncio que encerraria o Censo Demográfico 2022 em março, a coordenadoria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ainda está mantendo os recenseadores em campo para reduzir o número da população do município que não respondeu à pesquisa. Para isso, as equipes contam com o apoio da Prefeitura de Ji-Paraná.
De acordo com o órgão, no fim de março, era de 15% o percentual de domicílios que estavam em situação de não-resposta da pesquisa demográfica. A Prefeitura de Ji-Paraná liberou a participação de agentes comunitários de saúde (ACSs) para vencer a resistência dos moradores.
De acordo com o coordenador técnico do Censo 2022, em Rondônia, Fábio José Alves de Souza, mais agentes atuam no município para concluir a coleta de dados. Segundo ele, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB), está ajudando a vencer a resistência dos moradores com a ajuda dos ACSs.
Nesta quarta-feira (18), Fábio de Souza voltou a pedir que os moradores agendem e recebam os profissionais ou entrem em contato pelo número 137 ou pelo site do instituto para responder à pesquisa. Ele confirmou que a equipe está finalizando os dados no município.
Segundo o secretário municipal de Administração, Jônatas França, o IBGE tem feito um grande esforço para fechar a pesquisa. “Mesmo com o apoio do ACSs, é preciso que a população, que não respondeu ao Censo, tenha interesse em contribuir e receba os profissionais”, afirmou.
A coleta do Censo, iniciada em 1º de agosto de 2022, se estenderia inicialmente até o fim de outubro do ano passado. Após uma série de dificuldades para contratação, pagamento e manutenção de recenseadores atuando no trabalho de campo, o prazo foi prorrogado sucessivas vezes.