Publicada em 25/04/2023 às 09h35
O posto de país mais populoso do mundo, hoje assumido pela China, deve ser desbancado em breve. Segundo uma estimativa divulgada pela ONU nesta segunda-feira (24), a Índia terá 1,425 bilhão de habitantes até o final de abril.
Segundo os demógrafos divulgados pelo Departamento de Economia e Sociedade das Nações Unidas, a Índia assumirá a liderança em virtude do encolhimento da população chinesa, que chegou a atingir 1,426 bilhão de pessoas no ano passado e desde então começou a diminuir, já que estão nascendo menos pessoas do que morrendo no país.
Dessa forma, quando a Índia atingir 1.425.775.850 de habitantes, o que deve ocorrer até 30 de abril, não será mais possível para a China ultrapassá-la.
Apesar da projeção estatística, é impossível saber com certeza quando a Índia passará a China. Isso, segundo a própria ONU, pode até já ter acontecido. "O momento exato desta ultrapassagem não é conhecido e jamais será", diz o diretor da divisão de Demogafia da ONU, John Wilmoth. "Existem muitas incertezas sobre os dados."
A nova lista de países mais populosos do mundo terá um novo top 10, composto também por Estados Unidos, Indonésia, Paquistão, Nigéria, Brasil, Bangladesh, Rússia e México.