Publicada em 03/04/2023 às 13h33
No último sábado (1º), o distrito de Jaci-Paraná recebeu a 1ª edição do Sábado Solidário na localidade. Além de promover o desenvolvimento socioeconômico, a ação ofertou à população mais de 30 serviços, como atendimento médico, imunização, entretenimento, atendimentos da Defensoria Pública, Giro Empreendedor, emissão de RG e cadastro no CadÚnico.
O evento é uma realização da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), com parceria de outras pastas municipais, como a de Meio Ambiente (Sema), Esportes (Semes), Saúde (Semusa) e parceiros como a Defensoria Pública, Energisa, Associação Beradeiro, Tempo Moderno Educação, Sebrae-RO, entre outros.
Segundo Glayce Bezerra, titular da Semdestur, a pasta tomou a iniciativa do Sábado Solidário há três anos, com o ideal de ofertar os serviços da secretaria, e agora expandiu o evento para os distritos. “Nossa tarefa hoje era ofertar o maior número de serviços possíveis para a população, e graças à adesão do público, podemos dizer que foi um sucesso”.
Dona Maria de Fátima levou a mãe, Hilda Nunes de Almeida, de 101 anos, para a emissão de RG. “Trazer ela hoje aqui deixou tudo mais prático. Porque é perto de casa e fica mais fácil pela acessibilidade”.
Defensoria Itinerante também levou o serviço para Jaci-ParanáJUSTIÇA
A Defensoria Itinerante tem o propósito de atender juridicamente a população rondoniense e foi convidada para participar da ação em Jaci. O defensor público do Estado, Sérgio Muniz, sentiu-se satisfeito com a ação e os serviços disponibilizados.
“Além do auxílio nos processos de divórcio e guarda, aquela pessoa que tem um problema com uma concessionária ou prestadora de serviços, pode buscar nosso atendimento. Mas aqueles que precisam de um serviço público que o Estado não esteja garantindo, também pode nos procurar”.
SAÚDE
Corte de cabelo e serviços de beleza também foram oferecidosPara Elizeth Gomes, gerente de imunização da Semusa, ações como essa levam mais comodidade e saúde com os serviços de aferição de pressão, testes de glicemia, testes rápidos, exames preventivos, atendimento médico e vacinação.
Marlon da Silva Lima aproveitou a vacinação e atualizou seu cartão vacinal contra covid-19 e gripe. “Sou de Nova Mutum e quando vi a oportunidade de me vacinar, vim aproveitar. Afinal, precisamos estar cada vez mais protegidos”, concluiu o estudante.
RECREAÇÃO
Alegria e diversão são essenciais para o bem-estar das pessoas. Por isso, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer levou o projeto Rua de Lazer e Cidadania, com pula-pula, pinturas infantis e jogos para as crianças.
O Sábado Solidário realizou mais de mil atendimentos, mais de 200 imunizações e distribuiu mais de 100 bolas em Jaci-Paraná. A próxima edição está prevista para julho, na Praça Ceu, zona Leste de Porto Velho.