Publicada em 01/04/2023 às 09h16
A nova diretoria do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (Comdeam), para o biênio 2023/25, foi eleita, na quarta-feira (29), após votação unânime. Jeane Muniz, secretária Municipal de Meio Ambiente (Semeia), foi reeleita para o cargo por mais dois anos. Thayse Ribeiro Martins assume como vice-presidente.
Durante o período de votação, os coordenadores abriram prazo para inscrições de novas chapas, porém não houve interessados. O Comdeam é um órgão colegiado autônomo de caráter consultivo, deliberativo e normativo do Sistema Municipal de Meio Ambiente (SIMMA), cuja eleição acontece a cada dois anos.
“Mexemos com feridas muito abertas, como o fechamento de lixões, implantação da coleta seletiva 100% da cidade, delimitação e recuperação de algumas áreas em que a população utiliza para descarte de lixo. O conselho, no geral, conseguiu trabalhar com bastante êxito nessas ações que estavam pendentes desde 2008”, afirmou Jeane Muniz.
Nos próximos dois anos, a presidente reeleita afirmou que deve atuará em projetos que estão em andamento. “Vamos continuar trabalhando nos fechamentos de lixões e ainda incluir pautas como a implantação do ICMS verde, imposto que deve ser repassado do estado para o município, já que isso nunca aconteceu em Ji-Paraná. Recebendo esse recurso, ele será aplicado com muita excelência no Meio Ambiente”, lembrou a secretária.
Participaram os conselheiros que representam a OAB/Ji-Paraná, Colônia dos Pescadores-Z9, Unir, Ifro, associações dos produtores rurais, ICMBIO, Secretaria Municipal de Educação (Semed), Polícia Militar Ambiental, Fundação Cultural de Ji-Paraná, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ji-Paraná, ONG Mandala, Caerd, Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Câmara Municipal de Ji-Paraná, Instituto Padre Ezequiel, Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).