Publicada em 27/04/2023 às 15h23
As Nações Unidas solicitaram nesta quarta-feira a abertura de novos corredores humanitários no Sudão para prestar ajuda à população enquanto espera que o exército e o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF) cumpram um verdadeiro cessar-fogo.
"Meu apelo hoje não é apenas para que o cessar-fogo seja respeitado, mas também para a abertura de diferentes corredores humanitários para permitir que a assistência seja levada àqueles que dela necessitam. E posso dizer que atualmente quase todos os sudaneses precisam de ser assistidos", afirmou o coordenador humanitário da ONU no país, Abdou Dieng.
Dieng destacou que a violência torna extremamente difícil a distribuição de ajuda e que, enquanto aguardam um cessar-fogo que seja aplicado, devem ser abertos corredores para facilitar a chegada dessa ajuda a quem necessita.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, debateu a situação no Sudão com o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, que também está envolvido na tentativa de resolver a crise.