Publicada em 04/04/2023 às 12h32
Com objetivo de informar e conscientizar a população sobre os riscos dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou nesta segunda-feira (3) a abertura da campanha “Abril Verde”. A cerimônia marca uma série de atividades que serão executadas pela Semusa no setor público e privado durante o mês de abril, como palestras, capacitações e atividades físicas laborais.
Em Porto Velho, as ações de conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador são realizadas de forma contínua. Entre os setores envolvidos, está a Divisão de Controle de Doenças e Agravos de Notificação (DCDAN), pertencente ao Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Semusa, responsável por monitorar os acidentes de trabalho causados no ambiente laboral ou fora dele.
O monitoramento inicia dentro das unidades de saúde do setor público e privado, que, a cada atendimento, emitem uma Ficha Individual de Notificação (FIN) com informações sobre os pacientes e o diagnóstico apurado. A partir destes dados a DCDAN promove ações de controle e de prevenção aos acidentes de trabalho. Um dos principais papéis do setor é capacitar as unidades de saúde para fazer a detecção e notificação correta dos casos.
PREVENÇÃO
De acordo com Raissa Almeida, gerente da Divisão de Controle de Doenças e Agravos de Notificação, todo o trabalho é focado na prevenção. “Nós da Vigilância em Saúde focamos na prevenção, que é nossa principal arma. O nosso olhar sempre vai ser voltado para que as unidades consigam notificar todos os casos atendidos. Assim, através desses dados conseguimos propor medidas para diminuir o número de acidentes”, explica.
Um dos papéis do setor é capacitar para a detecção e notificação corretaPara garantir as conformidades e boas práticas e condições no ambiente de trabalho, a Semusa possui ainda a Divisão de Acompanhamento de Condições de Trabalho em Unidades de Saúde, coordenada por Valdir Alves. O servidor explica que o setor é responsável por garantir a segurança e saúde do servidor.
“A segurança ocupacional caminha para que os acidentes no local em que o servidor atua sejam reduzidos, e o Abril Verde nos traz uma reflexão para que a gente possa de fato fazer com que o servidor se conscientize, que ele tenha uma jornada de trabalho segura e produtiva”, afirma.
O servidor explica ainda que a cada 20 servidores atuando em uma unidade de saúde é instalada uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Cipa), que tem o papel de promover a saúde e segurança no ambiente de trabalho.
A secretária-adjunta Marilene Penati reforça que a conscientização é o melhor caminho sempre. “A conscientização não tem que ser apenas no Abril Verde, mas todos os dias. Essa prevenção não é só cuidando de forma individual, é cuidando do entorno também, porque se eu adoeço isso tem repercussão dentro da minha casa e causa um déficit no meu trabalho. Nós precisamos prevenir para que a gente possa produzir e principalmente viver melhor”, afirma.
ABRIL VERDE
Confira a programação durante o mês:
-Atividades de ginástica laboral com os servidores da Semusa
Datas: 13 e 20 de abril às 15h.
-Capacitação: condutas diante do acidente de trabalho com exposição a material biológico
Público alvo: médicos e enfermeiros
Palestrante: Dra Maiara Soares, médica infectologista
Data: 18/04/2023 às 14h, no auditório do CREMERO.
-Palestra sobre tabagismo
Palestrante: Dra Ethianne Bastos
Data: 27/04/2023 às 15:00h, no auditório da Unimed
-Capacitação: Vigilância em Saúde do Trabalhador
Público alvo: profissionais da UPA Zona Sul
Data: a ser definida