Publicada em 14/04/2023 às 15h09
O Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, recebeu em seu gabinete, na tarde desta quinta-feira (13/4), a visita do Conselheiro Nacional do Ministério Público (CNMP) Otávio Luiz Rodrigues Jr, juntamente com a Professora Doutora da Univali Denise Schmitt Siqueira Garcia.
O Conselheiro, que atualmente preside a Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF) do CNMP, cumpre agenda profissional em Porto Velho e aproveitou a oportunidade para se reunir com o PGJ de Rondônia.
O Conselheiro falou de sua atuação junto à CDDF, em projetos referentes à luta contra o racismo, explicou sobre o mapeamento racial e destacou o avanço da resolução da política de gênero, que deverá ser entregue na próxima reunião do CNMP, dentre outros temas ligados aos direitos humanos.
O Procurador-Geral de Justiça pontuou o trabalho que o MP vem realizando nesse sentido, como a recente criação da lei complementar que reserva 20% (vinte por cento) de vagas para negros e 5% (cinco por cento) para indígenas nos concursos públicos no âmbito da Instituição.
Foram citadas ainda outras ações desenvolvidas pelo MPRO nessa seara. Participaram da reunião os Promotores de Justiça Valéria Giumelli Canestrini; Edna Capeli; Flávia Shimizu Mazzini; Julian Imthon Farago; Tiago Nunes e Marcelo Lima de Oliveira.
O PGJ encerrou a reunião entregando ao Conselheiro e à Professora as lembranças alusivas aos 40 anos do MPRO: a locomotiva em miniatura; a medalha e o selo comemorativo.