Publicada em 04/04/2023 às 14h37
Porto Velho, RO – Rondônia tem um dos melhores índices de transparência em sites institucionais relacionados à Amazônia Legal.
É o que diz o relatório “Transparência das informações ambientais na Amazônia Legal: a disponibilização dos dados públicos em 2022”, do Instituto Centro de Vida (ICV).
Segundo o site do instituto:
“Entidades e órgãos dos 9 estados da Amazônia Legal disponibilizam em seus websites apenas 30% das informações necessárias para controle, regularização e tomada de decisões relacionadas ao meio ambiente”.
E prossegue:
“É o que diz o relatório “Transparência das informações ambientais na Amazônia Legal: a disponibilização dos dados públicos em 2022”, do Instituto Centro de Vida (ICV). O dado é referente à transparência ativa, que corresponde às informações disponibilizadas nas páginas das entidades. A pesquisa também contabilizou os dados de transparência passiva, a partir da solicitação de informações por meio dos Serviços de Informação ao Cidadão (e-SICs)”.
O site ainda anota:
“Os resultados são embasados por análises em sites de 28 órgãos estaduais e de 7 órgãos federais, de setembro e dezembro de 2022. Ainda, por 119 pedidos de acesso a informação, por meio dos sistemas eletrônicos, de janeiro a outubro de 2022. De acordo com o analista socioambiental do ICV, Marcondes Coelho, aumentar a transparência das informações ambientais na Amazônia Legal possibilita um maior controle sobre atividades historicamente relacionadas à destruição da floresta”.
“A falta de transparência dificulta uma separação entre quem cumpre a legislação ambiental e a minoria que não a segue. É importante que as informações ambientais chave para o controle ambiental estejam disponíveis de forma completa e em formato adequado a toda sociedade, permitindo sua utilização para identificar práticas ilegais”, disse.
CONFIRA A ÍNTEGRA EM:
Apenas 30% das informações ambientais estão disponíveis nos sites de estados da Amazônia Legal