Publicada em 11/04/2023 às 08h55
Porto Velho, RO – Em matéria escrita por Josi Gonçalves e Wérica Lima, o site Amazônia Real falou sobre o que denominou como potencial “colapso” das terras de Roosevelt, em Rondônia, onde está situada uma das maiores jazidas de diamante do mundo.
Na reportagem, a dupla traça paralelos entre os dramas vivenciados pelos Cinta-largas e Yanomamis, a despeito da distância de cerca de quase dois mil quilômetros entre uma e outra.
O povo Cinta-larga, de acordo com o texto, habita essa área que hoje abriga o “Garimpo Lage”, conhecido também como “Garimpo do Roosevelt”. O terreno avança sobre uma extensão de 25 quilômetros na região central da Terra Indígena (TI), localizada no município de Espigão D’Oeste, no Estado de Rondônia.
Já no caso dos Yanomamis, os garimpeiros invadiram tudo o que puderam do grande território na “remota divisa entre Roraima e Amazonas em busca de ouro e cassiterita”.
As duas etnias, portanto, “enfrentaram devastadores anos em que a mineração ilegal avançou num ritmo sem precedentes, ameaçando a sobrevivência dos indígenas”.
A veiculação inclui:
“Nesses 100 primeiros dias, o governo Lula vem fechando o cerco ao garimpo na TI Yanomami. Já se fala em esperança por lá, ao contrário dos Cinta Larga, que se sentem abandonados e desprotegidos”, indicou.
Gilmar Cinta Larga, 37 anos, liderança da Jiqui, uma das cerca de 30 aldeias da Roosevelt, ouvido pela reportagem do Amazônia Real, apesar de reconhecer a diminuição das dragas, deixou claro que a atual gestão da República não fez nada na região.
“Até agora, quando se completam 100 dias do terceiro governo de Lula, não houve uma ação para coibir a mineração ilegal na Reserva Roosevelt. Nem lá nem em outros territórios indígenas da Amazônia, como os dos povos Munduruku e Kayapó”, prossegue a notícia em outro trecho.
E acrecenta:
A exceção foi a operação na TI Yanomami, que se tornou midiática e mobilizou, por alguns dias, o País e o mundo em torno da crise humanitária vivida por aquele povo”.
“Até agora o novo governo só está de promessa. Eu espero que o governo PT implante o que ele tem falado nas propostas deles. Criaram um Ministério dos Povos Originários, mas sem orçamento”, enfatiza Gilmar.
CONFIRA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA EM SUA FONTE ORIGINAL:
Terra Roosevelt beira o colapso