Publicada em 15/04/2023 às 10h34
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Gerência de Educação Especial, Superintendência de Ensino e Superintendência de Autismo, promoveu um encontro de boas-vindas para os novos cuidadores educacionais que atuarão nas escolas municipais.
A roda de conversa aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ji-Paraná, com os 58 cuidadores da Rede Municipal de Ensino (RME), entre eles os 16 recém-contratados. O processo de contratação segue aberto no município para mais 20 profissionais.
O superintendente de Autismo da Semed, Robson Casula, destacou que durante a roda de conversa foram abordadas técnicas de trabalho como as obrigações, tarefas e deveres dos cuidadores. “Esse profissional precisa saber que todos os dias os desafios são diferentes. Por isso, é importante sair de casa preparado para cuidar com muito amor e carinho das crianças e lidar também com a família de cada um”.
A programação contou com um estudo sobre as atribuições do cuidador educacional. Eles receberam as primeiras orientações para realizar o trabalho relacionado à higiene, alimentação e auxílio, para a inclusão dos estudantes no ambiente escolar.
A superintendente de Ensino da Semed, Alexandra Ortiz, afirmou que a Secretaria de Educação segue em busca de garantir o direito das crianças com deficiência. Segundo ela, a formação é um importante passo para um serviço de excelência dentro das instituições.