Publicada em 10/04/2023 às 13h05
Servidores da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural) participaram da primeira edição do Fórum Estadual de Gestores e Dirigentes da Cultura Rondoniense, que tem por objetivo ampliar o diálogo entre gestores municipais, estaduais e federais e fortalecer as políticas públicas culturais em Rondônia. O evento, promovido pela Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), aconteceu no município de Ji-Paraná.
Entre os principais assuntos abordados no encontro, estavam a Lei Paulo Gustavo e a Lei Aldir Blanc 2, que fazem parte de uma política nacional de incentivo à cultura e preveem um repasse da União aos estados, municípios e Distrito Federal de mais de R$ 6,8 bilhões. Os recursos deverão ser aplicados em ações que visam fomentar o setor cultural. Desse montante, o município de Porto Velho receberá da Lei Paulo Gustavo recursos superiores a 4 milhões de reais, para investimento no setor cultural, contemplando diferentes modalidades dessa cadeia ativa.
"O fórum é de grande valia para a organização, capacitação, fortalecimento e dinamização das ações de cultura no Estado, onde gestores e dirigentes de cultura de Rondônia podem trocar ideias com foco prioritário na atualização de informações e socialização de dados. Gera a capacitação e habilitação do estado e seus municípios quanto a disporem de repasses do governo federal via Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, para investimentos diretos nas diversas áreas do setor cultural, garantindo incentivos e geração de trabalho e renda para os agentes do setor", disse o presidente da Funcultural, Godofredo Neto.
A participação dos servidores da Funcultural no encontro deve garantir que os recursos sejam aplicados de forma eficiente e dentro das necessidades inerentes à população de Porto Velho, promovendo e ampliando ações que fortaleçam a identidade cultural da região e possibilitem o desenvolvimento econômico e social da comunidade em geral.