Publicada em 14/04/2023 às 12h25
A Unidade de Saúde da Família (USF) Hamilton Gondim, recebeu na quinta-feira (13) um encontro presencial do ‘Programa Saúde com Agente’, instituído pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Os agentes de saúde apresentaram projetos que visam melhorar o atendimentoEm Porto Velho, a formação de mais de 350 alunos é feita pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) desde agosto de 2022, com capacitação técnica para as equipes de Atenção Primária à Saúde (APS), com objetivo de fortalecer os atendimentos do SUS. As aulas presenciais acontecem semanalmente e reúnem Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) que atuam nas unidades básicas da zona rural e urbana.
Durante a qualificação, os agentes de saúde apresentaram projetos que visam melhorar o atendimento e conscientizar moradores sobre a importância de prevenir doenças e buscar as unidades de saúde quando houver necessidade. Ilana Rejane é ACS da Unidade Hamilton Gondim há 22 anos, e compartilhou que a capacitação proporciona mais conhecimento aos profissionais e beneficia a população.
“Não tem nada que a gente saiba demais, que a gente não possa aprender mais um pouco, e essa está sendo uma experiência assim, de ter mais conhecimento, de forma detalhada, para poder levar melhores informações para a nossa comunidade e nossos usuários”.
Agentes de Saúde da Unidade de Saúde da Família Hamilton GondimEntre os conteúdos ministrados, estão a informatização de prontuários eletrônicos, problemas de saúde físicos e mentais, primeiros socorros, urgência e emergência, fisiologia e anatomia humana. De acordo com Waleska Freitas, especialista em saúde pública e preceptora da turma, os alunos estarão preparados para fazer um trabalho mais abrangente com os pacientes, como a aferição de pressão arterial, pulso, temperatura e oxigenação.
“Estar hoje aqui na nossa unidade transmitindo conhecimentos teóricos e práticos é uma honra, ver o desenvolvimento dos agentes comunitários e o interesse de cada um deles é melhor ainda, porque através desse aperfeiçoamento com certeza eles passarão a fazer um trabalho melhor, com mais qualidade para a população”, afirma.