Publicada em 17/04/2023 às 12h52
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação dos Estabelecimentos Particulares do Estado de Rondônia (SINTEEP-RO) e o Sindicato dos Professores de Instituições de Ensino Superior Privadas do Estado de Rondônia (SINPRO-RO) iniciaram uma maratona de visita aos estabelecimentos particulares de ensino para mostrar aos trabalhadores os benefícios de ser um filiado, além das conquistas do último ano.
“Estamos mostrando aos trabalhadores tudo o que fizemos e incentivando a filiação, para o fortalecimento da nossa categoria”, explicou Prof. Luizmar Neves, presidente do SINPRO/SINTEEP.
O SINPRO e o SINTEEP também deram início neste mês às discussões da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), a discussão é importante para garantir direitos, como o reajuste salarial da categoria. As rodadas de negociações da CCT já começaram.
“Nessas reuniões, nós debatemos o reajuste salarial da nossa categoria, essas rodadas de negociações acontecem com o sindicato que representa as instituições particulares. Nós contamos com o apoio da nossa categoria e queremos que mais trabalhadores se juntem a nossa luta, afinal, juntos somos sempre mais fortes e a união traz sempre melhores resultados”, comentou Prof. Luizmar.
Esse ano o SINPRO e o SINTEEP buscam nas rodadas de negociações o reajuste real do salário da categoria.
“Nós acreditamos na boa fé do sindicato patronal. Esperamos que eles tragam algo concreto para a categoria, são anos, pelo menos uma década, de sofrimento. Agora, se não houver esse entendimento, teremos que partir para outras medidas, e entre essas medidas está sim na mesa uma possível greve. Seria a primeira greve da história da categoria, nós contamos com a força dos nossos trabalhadores, que estão mobilizados em torno dessa discussão”, afirmou.
Segundo dados de uma consultoria especializada em educação, houve um forte reajuste da mensalidade neste ano. Mais da metade dos colégios (63%) elevou o reajuste acima da inflação, chegando a reajustes a partir de 8% no valor da mensalidade. A taxa média é quase o dobro da inflação oficial.
“Não há justificativa para qualquer outra proposta que não seja um aumento real. Temos todo um cenário favorável a isso, um reajuste acima da inflação nas mensalidades, então não é nenhum pedido sem propósito, é apenas o que os nossos trabalhadores merecem e vamos lutar para isso nessas rodadas de negociações com o apoio da nossa categoria”, finalizou o Prof. Luizmar Neves.
Benefícios
O SINPRO e o SINTEEP possuem uma série de benefícios aos filiados, tanto com atendimentos médicos na capital e interior, como convênios, hotel de trânsito e sede campestre, além de atendimento jurídico.