Publicada em 14/04/2023 às 09h40
O Sintero continua mantendo contato direto com o presidente da Comissão Especial dos ex-Territórios Federais de Rondônia, do Amapá e de Roraima (CEEXT), João Cândido de Arruda Falcão, e discutindo as pendências relativas à Transposição dos servidores e servidoras da Educação de Rondônia por meio de reuniões via videoconferência.
Ainda segue em análise a situação dos professores e professoras “leigos” que no momento da contratação não tinham concluído a 8ª série. Porém, a expectativa é que seja resolvida a pendência de todos, desde que estes tenham cumprido a escolaridade requerida posteriormente.
Outro caso que está sendo reanalisado pelo presidente da CEEXT é dos técnicos e técnicas educacionais que tiveram contratação de cargos correlatos, mas foram indeferidos anteriormente.
O Sintero informa ainda que retomou a discussão dos servidores “conveniados”, no qual o presidente da Comissão comprometeu-se em reanalisar a situação.
Outro ponto debatido foi sobre os processos que estão parados sem resolução desde os anos de 2017, 2018 e 2019. A orientação é que aqueles que se enquadram nesta situação e que foram contratados até 15/03/1987 procurem a Sede Administrativa ou Regionais do Sintero para informar o número do processo e a condição que se encontram. Desta forma, o sindicato poderá fazer intervenção para dar sequência ao processo.
O Sintero informa ainda que estão sendo reanalisados os processos revogados pela Portaria nº 1.335/2023 e estes devem ser publicados novamente à medida que forem sanadas as pendências. Além disso, o presidente da Comissão garantiu que haverá ampliação da lista dos beneficiados nas próximas publicações no Diário Oficial.
“O Sintero, por meio da Secretaria de Assuntos Federais, está acompanhando as demandas da categoria e continuará dialogando com o presidente da CEEXT para garantir o reconhecimento do direito aos nossos servidores e servidoras rondonienses”, disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero.