Publicada em 25/04/2023 às 09h10
O Sintero realizou no dia 20 de abril, a etapa estadual do 1º Simpósio Relações Étnico-Raciais. A atividade contou com a participação de trabalhadores e trabalhadoras em educação, estudantes, representantes da Defensoria Pública do Estado, Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Coletivo Mura e dos vereadores Carlos Afonso de Jaru e Vera Márcia de Ji-Paraná.
O Simpósio teve como temas: políticas afirmativas, enfrentamento à violência contra as mulheres; diversidades em uma perspectiva humanitária; mundo do trabalho e a importância das políticas públicas para a juventude e masculinidades em debate - Campanha Laço Branco.
Na abertura da atividade, a presidenta do Sintero, Lionilda Simão, parabenizou o trabalho desenvolvido pelas Secretarias de Gênero e Etnia, de Assuntos Educacionais, de Formação Sindical e de Assuntos Municipais, responsáveis pela coordenação do Simpósio. Ela destacou que a realização das etapas municipais foi indispensável na construção do debate nos municípios e enfatizou que o Sintero continuará promovendo discussões sobre a temática racial de forma a contribuir com a conscientização e promoção de uma sociedade que respeite todas as diversidades.
Para palestrar sobre as temáticas do simpósio foram convidados, a presidenta do Conselho Estadual de Direitos da Mulher (CEDM), Sandreia Costa, a professora de Educação Indígena, Yap Verônica Oro Mon, a vereadora Vera Márcia de Souza e o psicólogo Cristiano de Paulo. As atividades pela manhã foram encerradas com apresentações de trabalhos relacionados aos temas do simpósio.
Pela parte da tarde, foram formados grupos de trabalho para discussão dos eixos. Os participantes puderam fazer discussões sobre os temas e propor encaminhamentos que serão adicionados ao documento final do evento. O intuito do documento é ser protocolado aos órgãos competentes por atuarem em favor das políticas de promoção da igualdade racial no Estado de Rondônia
.
Para a coordenadora geral do evento, Rosa Negra, a primeira edição do simpósio foi considerada um sucesso. Além disso, ela reafirmou o compromisso do Sintero em levar as discussões das pautas sociais e raciais para todos os espaços, em especial às escolas públicas, locais primordiais para construção cidadã dos brasileiros e brasileiras.
“A história do nosso país é marcada por diversas injustiças que culminaram na construção de uma sociedade machista, sexista e com diversos tipos de preconceito. O nosso papel é mudar esse contexto que exclui e mata diariamente os povos mais vulneráveis da nossa sociedade. Para isso, é preciso levar consciência a todos os espaços. O que iniciamos nesta primeira edição do Simpósio Relações Étnico-Raciais é um ato de liberdade através do conhecimento”, disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero.