Publicada em 11/04/2023 às 09h44
Donald Trump respondeu às alegações de Joe Biden após ser responsabilizado pela retirada caótica das tropas americanas do Afeganistão.
A Casa Branca divulgou um relatório de 12 páginas que sugere que o governo Biden foi "severamente limitado" pelas decisões de Trump no cargo, incluindo um acordo de 2020 com o Talibã para encerrar a guerra.
No entanto, o ex-mandatário foi rápido em responder ao relatório em sua plataforma, ‘Truth Social’, ao lançar um ataque contundente ao seu sucessor.
"Esses idiotas na Casa Branca, que estão destruindo sistematicamente nosso país, liderados pelo maior idiota de todos eles, Joe Biden, têm um novo jogo de desinformação que eles estão jogando - Culpe TRUMP por sua rendição grosseiramente incompetente no Afeganistão’’, escreveu o bilionário, que está de volta à Flórida depois de enfrentar acusações criminais em Manhattan no início desta semana.
"Eu assisti a esse desastre se desenrolar como todo mundo. Eu os vi eliminar o Military FIRST, DAR U$ 85 bilhões em equipamento militar, permitir a morte de nossos soldados e deixar os americanos para trás. Biden é o responsável, mais ninguém!", acrescentou.
A retirada do Afeganistão em agosto de 2021 encerrou a guerra mais longa dos EUA e resultou na morte de 13 soldados americanos e quase 200 afegãos, enquanto as tropas tentavam desesperadamente evacuar 120.000 pessoas em questão de dias.
Uma revisão das decisões e ações que antecederam a retirada, conduzida pelo Departamento de Estado e pelo Pentágono, foi enviada ao Congresso na última quinta-feira (06).
O documento é sigiloso, mas um resumo de suas conclusões, elaborado pela Segurança Nacional da Casa Branca com contribuições do presidente Biden, foi disponibilizado ao público.