Publicada em 12/05/2023 às 09h07
A Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER) confirmou para o próximo domingo, 14, a primeira partida da final do Campeonato Rondoniense 2023. Os primeiros 90 minutos da disputa entre Ji-Paraná e Porto Velho pelo título serão jogados no Estádio Biancão, em Ji-Paraná. E a partida decisiva será no Aluízio Ferreira, em Porto Velho.
Na manhã desta quinta-feira, 11, a Comissão de Arbitragem da FFER realizou, com transmissão ao vivo nas mídias sociais da entidade, a audiência pública da arbitragem nº 12/2023, que definiu os árbitros que irão atuar na primeira partida da decisão.
A escala traz no apito o árbitro CBF Angleison Marcos Vieira Monteiro, que será auxiliado pelos assistentes Adenilson De Souza Barros e Osmar Assunção Dos Santos. Enquanto que o 4º e 5º árbitros serão Edevaldo José Ferreira e Anderson Grifftts D. Brown.
O árbitro Angleison Marcos Vieira Monteiro, escolhido para os primeiros 90 minutos da decisão, apitou três jogos nesta edição do Rondoniense e distribuiu incríveis 26 cartões, dois deles vermelhos. Em média, ele distribuiu 8 cartões amarelos por jogo. É dele o recorde de cartões em uma partida, e foi no confronto União Cacoalense 3-0 Real Ariquemes pela 4ª Rodada, quando ele mostrou 14 amarelos e dois vermelhos.
Mas, talvez o jogo mais polêmico tenha sido o ele menos cartões distribuiu. Angleison Marcos Vieira Monteiro foi o árbitro de Ji-Paraná 1-0 Vilhenense pela 6ª Rodada do Estadual. Naquela partida no Estádio Biancão, como mostram as imagens da “Galo TV”, Angleison Marcos Vieira Monteiro validou o gol do Ji-Paraná cujo jogador estava em posição irregular, e anulou por suposto impedimento o que seria o gol de empate do Vilhenense, mas o atleta estava em posição regular.
A vitória sobre o Vilhenense naquela partida assegurou a classificação do Ji-Paraná para a Segunda Fase e decretou a eliminação do Vilhenense.