Publicada em 15/05/2023 às 12h44
A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz, em Ji-Paraná, tem trabalhado intensamente para garantir a segurança dos pacientes e profissionais de saúde. A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), ressalta a importância do controle das infecções hospitalares.
As infecções relacionadas à assistência à saúde, também conhecidas como infecções hospitalares, são adquiridas dentro do serviço de saúde, principalmente em enfermarias e unidades de terapia intensiva (UTIs). Elas podem ser transmitidas de um paciente para outro, para profissionais de saúde e também para os acompanhantes, se não adotadas as devidas medidas de proteção.
Entre as medidas adotadas pelo Hospital Municipal, está a capacitação dos profissionais de saúde para a correta realização da higienização das mãos e a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados.
“A Covid-19 trouxe um alerta para a importância da adoção de medidas de prevenção e controle de infecções em ambientes hospitalares. A CCIH do nosso hospital tem trabalhado incansavelmente para garantir a segurança de todos os envolvidos”, afirmou o médico responsável pela CCIH, Dr. Hugo Ricardo Lascano Vasquez.
A CCIH do Hospital Municipal se dedica ao estudo de manuais, revisão de literaturas, elaboração de protocolos e estabelecimento de fluxos para garantir a segurança de pacientes e profissionais de saúde. A higienização correta das mãos e o uso racional de antimicrobianos são algumas das medidas simples que fazem a diferença no controle das infecções hospitalares.
“A CCIH é vista por muitos como uma vilã dentro de um hospital, mas na verdade, nós estamos todos trabalhando do mesmo lado, para melhorar a assistência ao paciente, a segurança do profissional e diminuir o risco de infecções relacionadas à assistência à saúde. Por isso, é muito importante que as medidas de prevenção e controle sejam rigorosamente seguidas”, explicou a presidente interina da CCIH, Marlúcia Carmo Ramos.
O Dia Nacional do Controle de Infecções Hospitalares, instituído por lei em 15 de maio, busca conscientizar autoridades sanitárias, profissionais da área e toda a população usuária dos serviços de saúde sobre a importância do controle das infecções hospitalares. A higienização correta das mãos e o uso racional de antimicrobianos são medidas simples que podem fazer a diferença na prevenção das infecções hospitalares.