Publicada em 31/05/2023 às 14h39
Em meio ao aumento das tensões globais, Xi Jinping disse que a China deve estar preparada para “cenários extremos”, e pediu que a modernização das forças de segurança do país seja acelerada visando um possível combate.
A declaração do líder chinês foi dada nesta quarta-feira (31/5), durante uma reunião da Comissão de Segurança Nacional do Partido Comunista.
Segundo informações da agência estatal Xinhua, Xi Jinping enfatizou a gravidade e o aumento dos problemas de segurança nacional enfrentados pelo país nos últimos anos. Por isso, o presidente da China pediu que todos estejam prontos para os “principais testes de ventos fortes e ondas fortes, e até mares perigosos e tempestuosos”.
O pedido do líder chinês acontece em um momento de polarização global. Além dos problemas regionais, como a questão de Taiwan, o país ainda tem lidado com ameaças externas de seu maior rival no campo da geopolítica mundial, os Estados Unidos.
Nessa terça-feira (30/5), a tensão entre os dois países ganhou um novo capítulo. O comando militar dos EUA na região do Indo-Pacífico acusou um caça da China de realizar uma manobra “desnecessariamente agressiva” próximo a uma aeronave norte-americana no espaço aéreo internacional.
A China, no entanto, afirmou que a manobra foi motivada por uma “provocação” dos EUA, que teria entrado com um avião militar de vigilância em uma área de treinamento chinesa.