Publicada em 25/05/2023 às 15h25
Ex-participante do reality show ‘A Fazenda’, Deolane Bezerra, de 35 anos, venceu sua primeira batalha contra o Google. Em decisão divulgada pelo juiz Bruno Paes Straforini, a plataforma terá de desvincular o nome da advogada do termo ‘bafuda’.
Na decisão, o juiz também determinou que o Google não vincule automaticamente a imagem de Deolane à pesquisa da palavra e deu cinco dias para a ferramenta fazer a alteração.
“A automática exibição da imagem da autora quando o termo ‘bafuda’ é objeto de pesquisa parece representar abuso e indevida exposição da intimidade da parte [Deolane]”, diz um trecho da decisão.
Nas redes sociais, Deolane comemorou a decisão e divulgou o comunicado da justiça para seus seguidores. O Google ainda pode entrar com recurso.
Entenda o caso
Ex-peoa de ‘A Fazenda’, Deolane entrou com um processo contra o Google, solicitando que seu nome fosse desvinculado da expressão ‘bafuda’ na ferramenta de pesquisas.
O termo foi usado por colegas de confinamento durante a participação da advogada no reality show. “Ela [Deolane] é ‘bafuda’, ela fica chateada porque sabe que é. Alguém já deve ter dado esse toque pra ela”, afirmou a ex-peoa Deborah Albuquerque, participante da mesma edição do reality.